Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2016 - 07:05

Vacina contra dengue da Sanofi Pasteur aprovada na Costa Rica

A Costa Rica tornou-se o quinto país do mundo a aprovar a vacina contra dengue, recomendada recentemente pelo SAGE, grupo assessor da OMS, por sua eficácia, segurança e valor para a Saúde Pública em zonas endêmicas. A vacina torna-se necessária para minimizar o risco de dengue na Costa Rica, país onde, durante este período de 2016, houve um aumento de 500% de casos da doença em relação ao mesmo período de 2015.

A Sanofi Pasteur, Divisão de Vacinas da Sanofi, anuncia que o Ministério da Saúde da Costa Rica aprovou a vacina tetravalente da Sanofi Pasteur contra a dengue, para proteção de indivíduos entre 9 e 45 anos de idade contra os quatro sorotipos da dengue, especialmente em zonas endêmicas.

A Costa Rica torna-se o quarto país latino-americano a registrar a vacina contra a dengue, e o quinto país mundialmente. O México, Brasil, El Salvador e Filipinas já contam com seu registro.

“A dengue é uma doença que tem um impacto significativo em nosso país, como resultado do aumento da morbidade e urbanização da Costa Rica. Em 2016 foram registrados 7.711 casos suspeitos até a semana 22, os quais, comparados com os 1.441 da mesma semana do ano anterior, representa um aumento de 500%”, afirmou o Dr. Jorge Martínez, Pediatra membro da Sociedade de Pediatria da Costa Rica. “O registro da vacina contra dengue nos proporciona acesso a uma ferramenta que irá fortalecer a prevenção da dengue em nosso país”.

Em abril de 2016, o SAGE (Grupo de Especialistas em Assessoramento Estratégico sobre Imunização) da OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou aos países endêmicos a introdução da vacina contra dengue da Sanofi Pasteur como parte da estratégia de prevenção da enfermidade, levando em conta o controle do vetor e a mobilização da comunidade.

O objetivo da OMS é o de reduzir em cerca de 50% a mortalidade causada pela dengue, e a morbidade em 25% até o ano de 2020 em países endêmicos.

“A dengue representa um problema grave e crescente de saúde pública em muitos países da América Latina, associado ao custo humano e econômico”, segundo Cesar Mascareñas, Diretor Global de Assuntos Médicos do Projeto Dengue, da Sanofi Pasteur. “O registro da vacina na Costa Rica permitirá que os profissionais de saúde tenham acesso à primeira ferramenta clínica de prevenção contra a dengue, o que significa que poderão proteger seus pacientes de forma eficaz contra esta doença.”

A vacinação pública contra a dengue teve início nas Filipinas em abril deste ano, visando vacinar 1 milhão de estudantes da 4ª série em zonas altamente endêmicas do país.

Impacto global da dengue —De acordo com a OMS, a dengue é atualmente a enfermidade transmitida por mosquitos de mais rápido crescimento no mundo, causando cerca de 400 milhões de infecções a cada ano. Nos últimos 50 anos, a dengue foi se espalhando e, tornou-se hoje endêmica em 128 paises, onde moram cerca de 4 bilhões de pessoas. Além disso, a incidência da dengue aumentou 30 vezes no mesmo período.

Embora a dengue afete pessoas de todas as idades e estilos de vida, o maior número de casos de dengue no mundo ocorre em pessoas com 9 anos de idade ou mais, pessoas essas que representam segmentos da sociedade com alta mobilidade e atividade social, capazes de contribuir significativamente na disseminação da doença.

A vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur — Além da Costa Rica, a vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur foi registrada até hoje no Brasil, México, El Salvador e Filipinas. Já foi iniciado, com sucesso, um programa de vacinação contra a dengue, tanto no mercado privado, como público, nas Filipinas, e há outros programas planejados em outros países que já obtiveram o registro. O processo de avaliação regulatória da vacina prossegue em outros países onde a dengue é uma prioridade de saúde pública.

A vacina contra dengue da Sanofi Pasteur representa o ápice de mais de duas décadas de inovação e colaboração científica, assim como de 25 estudos clínicos realizados em mais de 15 países em todo o mundo. Mais de 40.000 voluntários participaram do programa de estudos clínicos da vacina contra dengue (fases I, II e III), dos quais, aproximadamente, 29.000 voluntários receberam a vacina.

Análises conjuntas de eficácia e de segurança dos estudos de fase III de 25 meses e os estudos de longo prazo em andamento, foram respectivamente publicados no New England Journal of Medicine do dia 27 de julho, reconfirmando o perfil uniforme de eficácia e de segurança de longo prazo da vacina na população do estudo de 9 a 16 anos de idade. Em uma análise integrada de eficácia realizada com este grupo etário, a vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur demonstrou reduzir em dois terços dos participantes, a dengue causada pelos quatro sorotipos. Além disso, esta análise agrupada mostrou que a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur preveniu a dengue grave em 93% dos casos, bem como oito de cada dez hospitalizações.

A vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur é a primeira e única vacina no mundo a conseguir aprovação para a prevenção da dengue. As primeiras doses da vacina já foram produzidas e enviadas a países da Ásia e da América Latina; a capacidade total de produção da fábrica que produz a vacina contra a dengue, na França, é de 100 milhões de doses de vacina por ano.

Informações adicionais sobre a vacina contra dengue da Sanofi Pasteur podem ser encontradas na Internet, em espanhol: [www.dengue.info ou www.sanofipasteur.com].

A Sanofi, líder mundial em cuidados de saúde, está voltada para a descoberta, desenvolvimento e distribuição de soluções terapêuticas focadas nas necessidades dos pacientes. A Sanofi possui tratamentos básicos e soluções para diabetes, vacinas de uso humano, medicamentos inovadores, cuidados de saúde do paciente, mercados emergentes, saúde animal e Genzyme. A Sanofi está listada na Bolsa de Paris (EURONEXT: SAN) e de Nova York (NYSE: SNY).

A Sanofi Pasteur, a Divisão de Vacinas da Sanofi, fornece mais de um bilhão de doses de vacinas a cada ano, tornando possível a vacinação de mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Líder mundial no setor de vacinas, a Sanofi Pasteur é um líder mundial, que fornece vacinas de alta qualidade que correspondem ao seu campo de experiência para atender necessidades de saúde pública. A experiência da Sanofi Pasteur na área das vacinas remonta há mais de um século. Atualmente é a maior empresa totalmente dedicada às vacinas e investe mais de 1 milhão de euros a cada dia em pesquisa e desenvolvimento. | www.sanofipasteur.us.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira