Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2016 - 07:58

TI Verde: ganhos em sustentabilidade com economia

Promovida a partir do investimento em tecnologia pelo BB. Inauguração do complexo Datacenter Tier-4 do BB já em 2013 impulsionou ainda mais os bons resultados do Banco na ampliação da capacidade de armazenamento e manutenção do índice de disponibilidade de sistemas sempre acima de 99%

Em 2015, O Banco do Brasil promoveu sua consolidação da atuação em TI Verde, com a criação de um departamento específico para tratar de assuntos ligados à sustentabilidade em TI no BB, a partir de sua inclusão na governança de TI.

Ao longo de 2015, foram intensificadas as ações que têm como objetivo a inclusão de critérios de sustentabilidade nos contratos de fornecimento e aquisições de TI. Além disso, o BB ressalta que todos os contratos de fornecimento e aquisições de TI contêm, em sua minuta padrão, termo de compromisso em que o fornecedor se compromete a adotar boas práticas de preservação ambiental e a observar uma série de aspectos sociais, como defesa dos direitos humanos e do trabalho, promoção da diversidade e combate à corrupção.

O Banco do Brasil gerencia os riscos na sua cadeia de fornecedores de TI, incluindo aspectos sociais e ambientais. Todos os contratos contêm termo de compromisso de responsabilidade socioambiental em que o fornecedor se compromete a adotar boas práticas de preservação. Além disso, são analisados e propostos critérios ambientais específicos para os contratos, dependendo de cada objeto a ser contratado, em especial no caso de descarte de resíduos eletroeletrônicos e na definição de especificações de bens com maior eficiência energética.

Além disso, o Banco do Brasil já participa permanentemente de fóruns e eventos relacionados à TI verde e à sustentabilidade em TI, com órgãos governamentais, entidades privadas e do terceiro setor. Um exemplo é a participação no Grupo de Trabalho TI Verde no âmbito da Comissão de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Febraban, fórum que discute e propõe melhorias para o descarte de resíduos eletroeletrônicos em conformidade com a Lei n° 12.305/10. O Banco também coordena a CEE-277 - Comissão de Estudo Especial de Compras Sustentáveis, da ABNT, cujo objetivo é a criação da Norma ISO 20.400 que regrará a terminologia, os princípios e as diretrizes para compras sustentáveis no mundo inteiro.

A partir deste movimento, foram reforçadas diversas iniciativas visando, em especial, à diminuição do consumo de materiais e à redução de energia elétrica a partir do investimento em TI, como: . Expansão da política de hibernação automatizada, que atingiu mais de 14 mil microcomputadores do ambiente de automação de escritório, o equivalente a cerca de 33% do total nesse ambiente;

. Implantação de projeto-piloto para iluminação com tecnologia LED em todo o Datacenter Capital Digital, em Brasília (DF)

. I Início do processo de implantação de sistema de iluminação infravermelha nos ambientes de produção do Datacenter Capital Digital, em Brasília (DF), com previsão de término para 2016. Esse sistema permitirá o desligamento automático das luzes nos ambientes que não estiverem habitados;

. Aquisição de sensores para garantir o nível de temperatura desejado na entrada dos equipamentos do sistema de ar-condicionado do Data-center Capital Digital, em Brasília (DF);

. Ações realizadas também para os datacenters ICI-I e 101-11, ambos em Brasília, gerando uma redução média de 3 milhões de kWh/ano e economia estimada na ordem de R$ 1,44 milhão no ano de 2015.

Além disso, ainda cabe destaque às ações de consolidação da infraestrutura de TI, com a padronização da temperatura nos ambientes, a instalação de sensores de presença em ambientes de ocupação flutuante, a desativação de uma central de água gelada, a redução de 85% dos evaporadores (fan coils) ativos, a racionalização da utilização de chillers, fan colls, transformadores e geradores, a desativação de cargas de TI, a adoção de melhores práticas em climatização de datacenters, e otimização de funcionamento do sistema de ar-condicionado.

Demais ganhos operacionais e de sustentabilidade a partir do investimento em TI Débito Direto Autorizado (DDA) Serviço de apresentação eletrônica de boletos de cobrança registrada, emitidos pelas instituições financeiras. Lançado em 2009, o DDA pretende substituir gradualmente os boletos de papel pela cobrança em meio virtual. Nos últimos 12 meses (junho/2015 a maio/2016), a economia com impressão e postagem chegou a mais de R$ 30 milhões. Nesse período, foram mais de 54 milhões de bloquetos via DDA. A estimativa do BB é que isso representa benefícios ao meio ambiente, como a economia de energia da ordem de 1.276.345 kw/h, o que abasteceria, durante um ano, uma pequena cidade de 1.064 habitantes; deixou de utilizar 25.526.909 litros d'água, o que abasteceria por ano uma cidade com 2.331 habitantes; e deixou de emitir 4.084 toneladas de CO². Atualmente 11% da cobrança no BB já é liquidada nesta modalidade. A estimativa é atingir 30% até 2018.

Salas de áudio e videoconferência —Visando reduzir o volume de deslocamentos aéreos e terrestres, o BB possui 450 salas de videoconferência distribuídas em dependências de todas as UF e no exterior. A medida reduz a emissão de mais de 2 mil tCO² eq/ano em média.

Sistema de compensação digital por imagem - CDI: processo de digitalização de todos os cheques emitidos no País, o que evita o transporte físico desses documentos, diminuindo gastos e proporcionando mais segurança, rapidez e redução de emissões de gases de GEE. Criado em 2012, até hoje esse processo já eliminou cerca de mil rotas de transporte terrestre e 50 rotas de transporte aéreo, além de alguns percursos realizados por barcos em algumas regiões do país. Com isso, o BB mitigou no período mais de 5 mil tCO² eq/ano, em média.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira