Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2016 - 07:43

Tiplam dobra capacidade para armazenamento de enxofre

Importante marco para o terminal, entrega das obras do novo pátio ocorreu em Santos(SP).

O novo pátio para armazenamento de enxofre do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita(Tiplam), em Santos, foi inaugurado no dia 24 de junho(sexta-feira), pela VLI, empresa que integra soluções logísticas entre portos, ferrovias e terminais. O novo local vai dobrar a capacidade atual do terminal para armazenar o produto.

Diversas autoridades regionais prestigiaram o evento, que aconteceu no próprio Tiplam, como o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. Também estiveram presentes diretores e funcionários da VLI e representantes da sociedade civil.

A entrega do novo pátio de enxofre foi mais uma etapa de ampliação do Tiplam, a maior obra portuária privada hoje em curso no Brasil. Em abril, o terminal recebeu dois novos carregadores de navios. Iniciado em 2013, o projeto está 84% concluído e tem previsão para ser entregue integralmente em 2017. Os investimentos giram em torno de R$ 2,7 bilhões.

O novo pátio terá possibilidade estática para armazenar 66 mil toneladas de enxofre. Atualmente, o terminal já opera um armazém de enxofre com espaço estático para 60 mil toneladas.

Além de expandir a capacidade de armazenagem e movimentação de enxofre e fertilizantes, produtos atualmente escoados por importação, o Tiplam também está sendo capacitado para a exportação de grãos e açúcar.

Com a finalização das obras em 2017, o volume anual do terminal portuário saltará de 2,6 milhões de toneladas para 14,5 milhões, acrescentando 12 milhões de toneladas de capacidade ao sistema portuário de Santos.

Para as próximas etapas de conclusão do Tiplam, estão previstas entregas de quatro novos armazéns: dois para grãos, um para açúcar e um outro flex, que pode ser usado tanto para grão quanto para açúcar. A estrutura de ampliação do terminal também prevê mais três berços de atracação, um para embarque de açúcar, um para grãos e um para descarga de fertilizantes.

Corredor Centro-Sudeste — O Tiplam é uma das partes que integram o plano de negócio da VLI, que prevê investimentos de R$ 4 bilhões no corredor Centro-Sudeste. Além da ampliação do terminal em Santos, os recursos foram aplicados na construção de dois terminais intermodais em Guará, no interior de São Paulo, e Uberaba, no triângulo mineiro, na compra de material rodante e em melhorias na infraestrutura da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

A principal vantagem do Tiplam será o fato de que as operações estarão 100% integradas ao modal ferroviário. Isso significa que além de tornar as atividades de carga e descarga mais rápidas, evitará o aumento no fluxo de caminhões na Baixada Santista.

A estimativa da VLI é que com a conclusão de todas as obras e estabilização dos ativos, o sistema contribuirá para a retirada de aproximadamente 1.500 caminhões por dia das estradas com destino a Santos.

Perfil —A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira