Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2016 - 07:12

Cipatex® fala sobre ftalatos e o mercado internacional no Inspiramais


Com o tema “Ftalatos — Como vencer uma das barreiras para conquistar o mercado internacional”, o gerente de inovação, pesquisa e tecnologia da Cipatex®, Fernando Brandão, ministrou palestra dia 28 de junho (terça-feira) no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo.

A palestra faz parte da programação do Salão de Design e Inovação de Materiais InspiraMais e será realizada no espaço Arena de Inovação. Brandão destaca a importância do tema para a indústria calçadista, em um mercado competitivo, onde muitas empresas do segmento voltaram a exportar ou têm interesse em entrar no mercado internacional. “É fundamental que as empresas fiquem atentas às normas internacionais para substâncias restritas, como os ftalatos. As restrições aumentam a cada ano e surgem em diferentes continentes e países”, comenta.

O gerente, que é químico, explica que os ftalatos são uma família de compostos, ésteres do anidrido ftálico com álcoois de baixo peso molecular. Alguns destes compostos são utilizados como plastificantes para as resinas de PVC, para torná-las flexíveis e macias. No setor calçadista, os ftalatos são usados para conferir maleabilidade e flexibilidade ao cabedal e forro.

Conforme Brandão, em alguns casos as substâncias são aceitas por determinado país, mas encontram barreiras no cliente/comprador. Também existem situações em que produtos aceitos por continentes podem ser proibidos pela legislação de um único país, criando um cenário complexo. A lista de restrições é dinâmica e talvez o mercado mais rígido seja o europeu, que segue o Reach, regulamento relativo ao registro, avaliação, autorização e restrição de produtos químicos.

Pelo Reach, existem restrições em relação a alguns tipos de ftalatos, como DEHP, BBP e DBP. Para exportar para Europa, por exemplo, o nível de DEHP presente no produto final deve ser abaixo de 0.1 %. Embora não restrito pelo regulamento na Europa, recentemente alguns países e clientes passaram a restringir o DINP, que também pertence à classe de ftalato, o que leva a indústria a procurar alternativas para se adequar à nova exigência. No Brasil, a Cipatex® possui a maior capacidade produtiva para materiais sem ftalato, sendo pioneira nesta produção.

Grupo Cipatex® —Há 52 anos o Grupo Cipatex® oferece ao mercado soluções confiáveis e inovadoras em revestimentos sintéticos e não-tecidos, buscando sempre uma posição de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. Criada em 1964, a companhia se diversificou constantemente e hoje conta com uma linha de produtos que atende aos setores de calçados, piscinas, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, construção, móveis, vestuário, automóveis, esporte e lazer, brindes, material escolar e comunicação visual. Por essa dedicação tornou-se líder na fabricação de revestimentos sintéticos. Ao todo, a Cipatex® conta com cerca de 1.400 colaboradores distribuídos em cinco plantas industriais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira