Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2016 - 08:00

Programação de inverno no Vale do Café


Apesar de ter começado oficialmente apenas na última semana, o inverno já se fazia presente nas baixas temperaturas marcadas em todo o país. Os destinos de inverno, onde se incluem os municípios do Vale do Café, localizados nas montanhas do sul fluminense, também já se adiantaram e anunciam o que está por vir na temporada: tem festas juninas, gastronomia orgânica, música instrumental, apresentação de sarau e, claro, muita história sobre a região que foi foco da economia no século XIX.

Aos que não resistem às festas de São João, Santo Antônio e São Pedro, todos os sábados tem festa caipira na região, com muita comida típica, quadrilha e brincadeiras. A Fazenda Florença, em Conservatória, Fazenda União, em Rio das Flores e Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí realizam festas juninas, julinas — e até agostinhas — tradicionalmente e tem público cativo, que não perde nenhum arraiá. Em Vassouras, o Mara Palace Hotel e Hotel Santa Amália ficam abertos para o público, caprichando nos comes e bebes e nas apresentações de grupos de forró. Como opção para quem gosta das comidas típicas de inverno mas não da festa, a Casa do Manequinho, em Piraí, realiza o Festival de Sopas e Caldos, com cardápio variado, que é servido sempre à noite, de quinta a sábado.

Durante o inverno o solo costuma se manter úmido, retendo água, sendo a estação ideal para o cultivo de legumes e hortaliças. Aos que dedicam mais tempo e cuidado com a alimentação, a Fazenda Alliança Agroecológica realiza a “Imersão Gastronômica no Vale do Café”, entre os dias 15 e 17 de julho. Com aulas ministradas por chef, os presentes ficarão instalados na fazenda histórica, participarão da colheita e do preparo dos alimentos, além de terem uma série de oficinas à disposição.

A região é mais uma vez prestigiada com o Festival Vale do Café, que esse ano acontece entre os dias 23 de julho e 3 de agosto. Respondendo à boa aceitação do evento, será realizada programação paralela que acontece antes, durante e depois do Festival, com eventos que mesclam música, gastronomia e história do século XIX.

Essa programação, apesar de não estar com toda grade definida, já possui atrações confirmadas no município de Vassouras, como “A Tarde de Música na Fazenda”, no dia 16 de julho, na Fazenda Cachoeira Grande; o “Chá Concerto”, no Mara Palace Hotel, dia 13 de agosto e “A Cozinha da Baronesa e o Batuque do Quilombo”, dias 26 e 27 de agosto, no Hotel Santa Amália. Também está marcado para o período o Sarau Histórico na Fazenda Florença. O evento na Fazenda Cachoeira Grande começa com visitação pela casa sede, que foi moradia do Barão de Vassouras e possui inúmeros móveis e objetos dos séculos XIX e XX. Na sala principal, o pianista Marcos Ariel irá contar e apresentar repertório que tem como mote a história da música no Brasil, precedido de chá colonial com receitas da fazenda. O “Chá Concerto” no Mara Palace Hotel, une gastronomia e ambientação da corte francesa, com apresentação de violão clássico e repertório selecionado. O jantar-sarau “A Cozinha da Baronesa e o Batuque do Quilombo”, no Hotel Santa Amália, mostra o melhor da cultura africana, com apresentação de grupo de capoeira e acepipes típicos, sendo finalizado com jantar que faz releitura de pratos da nobreza europeia, referência à vida e hábitos dos barões do café.

Quem gosta de sentir o friozinho já pode reunir os casacos, gorro, botas e colocar em prática o planos para curtir a estação, que dependendo do programa, pode ser a melhor do ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira