Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2016 - 08:00

O pão nosso de cada dia

A história do pão francês que comemos todos os dias se confunde com a história da industrialização do Brasil. Habituada a copiar os costumes europeus, a sociedade brasileira do século XX vivia a Primeira República e se adaptava a intensas transformações políticas e econômicas.

Com a abertura do comércio interno para produtos estrangeiros, o Brasil torna-se um mercado altamente consumidor dos produtos de fora e, consequentemente, ideias e hábitos europeus. Nesse período, motivada pela imigração italiana, a panificação se expandiu e o pão tornou-se essencial na mesa do brasileiro. Não demorou para surgirem empreendimentos voltados para moagem de trigo, panificadoras e produtos voltados para esse segmento.

O Centro de Memória Bunge possui importantes registros históricos deste processo, como o da foto do Moinho Fluminense, na área portuário do Rio de Janeiro, datada de 1952, ou da Panificadora “Progresso, na João Pessoa(PB) de 1946. Além do rico acervo das propagandas da época, como o anúncio de rua da Farinha de Trigo São Leopoldo na Belo Horizonte (MG) de 1920.

Acervo online: http://www.fundacaobunge.org.br/acervocmb.

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, há 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira