Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2008 - 13:32

Novas normas contábeis trazem vantagens para grandes empresas

Florianópolis – A Câmara de Assuntos Tributários e Legislativos da Federação das Indústrias (FIESC) debateu no dia 3 de março (egunda-feira), a nova Lei dos Padrões Contábeis, que alinhou as normas contábeis para empresas brasileiras às melhores práticas internacionais. Aprovada no final de 2007, a Lei 11.638 tem como principal objetivo aumentar a transparência e a governança corporativa das empresas brasileiras listadas na bolsa de valores, além de facilitar o acesso de investidores estrangeiros a informações sobre essas companhias.

O advogado Sérgio Campinho, assessor jurídico da Confederação Nacional da Indústria (CNI), explicou uma das vantagens da Lei 11.638 é que ela facilita a análise de crédito e a concessão de financiamentos, mesmo por entidades nacionais, além de ajudar o governo a combater a sonegação fiscal. Outra novidade é que todas as companhias de grande porte, mesmo que não tenham capital aberto, terão que seguir essas normas contábeis. A diferença, explicou, é que as empresas fechadas não precisam publicar as informações, o que é obrigatório para quem está na bolsa de valores.

Por darem mais segurança e proteção aos acionistas minoritários, as novas regras são fundamentais para que o mercado de capitais continue a se desenvolver no Brasil, afirmou o primeiro vice-presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira