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30/06/2016 - 07:21

Santos Brasil lança serviço pioneiro para importadores no Porto de Santos

Projeto inovador visa reduzir custos e aumentar a competitividade dos clientes em seus mercados.

São Paulo—Buscando contribuir cada vez mais com a competitividade de seus clientes, a Santos Brasil lança projeto pioneiro e inovador no Porto de Santos para beneficiar diretamente o importador. Denominado “cross docking”, o novo serviço visa reduzir custos de demurrage (multa paga pelo contratante, quando o contêiner permanece em seu poder mais do que o prazo acordado) às empresas que importam produto ou matéria-prima do exterior. Dependendo das características da operação do cliente, a redução pode chegar a 50%.

Alinhado com o conceito de logística integrada oferecido pela Santos Brasil, o serviço consiste na transferência de mercadorias dos contêineres utilizados durante o transporte marítimo para os da Santos Brasil, eliminando qualquer taxa de demurrage que venha a incidir eventualmente nas cargas dos importadores. Após este processo, é feito o armazenamento dos contêineres nos pátios dos três terminais da Companhia em Santos.

De acordo com o diretor comercial de operações logísticas da Santos Brasil, Wagner Toffoli, o novo serviço gera também impactos positivos em toda a cadeia logística, pois, além de reduzir custos ao importador, proporciona ganho ao armador por otimizar a utilização dos ativos e agrega valor aos serviços prestados pelo terminal.

Trata-se também de uma demanda dos clientes da Santos Brasil, que começou a ser idealizada no ano passado. “Foi necessário tempo para o desenvolvimento de sistemas, homologação com a Alfândega/ Receita Federal e outros procedimentos”, argumenta Toffoli. “A empresa tem como premissa fundamental para seus projetos a segurança aduaneira e, para o cross docking, isto é um ponto central. Tudo deve estar de acordo com as normas legais”, reforça.

Segundo o executivo, a Companhia tem como foco continuar oferecendo o melhor serviço para seus clientes e contribuir para que eles sejam mais competitivos em seus mercados. “Prosseguimos apostando em um mix de serviços completo, com maior interconectividade aos clientes que utilizam o Porto de Santos. Temos a maior expertise no setor e vamos continuar buscando soluções que agreguem valor para os nossos clientes”, reforça Toffoli.

Em um momento de forte competição no Porto de Santos, permeado por um cenário de recessão na economia, vai se destacar quem tiver maior gestão com inovação, aposta o diretor da Santos Brasil. “Vamos continuar também nos aproximando cada vez mais dos nossos clientes, individualizando ao extremo as nossas operações, notadamente nos serviços oferecidos à carga. Acreditamos que assim poderemos manter nossa liderança e captar uma maior parcela do crescimento do Porto”, afirma Toffoli.

A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Referência na operação de contêineres no Brasil, a empresa foi criada há 18 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.

A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil. Em abril de 2016, a Companhia superou o recorde de produtividade mensal no Porto de Santos, com média de 116,25 MPH. Em abril de 2015, o Tecon Santos registrou a marca histórica de 225,25 MPH na operação de um único navio.

Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.

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