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30/06/2016 - 08:12

Dia Mundial das Redes Sociais: É preciso conectar

As redes sociais tornaram-se sucesso no Brasil na década de 2000 com a chegada do Orkut. Durante anos, a rede social do Google foi a mais acessada pelos internautas, até a popularização do Facebook. Tamanho é o êxito dessas páginas que o site americano Mashable, especializado em tecnologia, criou o Dia Mundial das Redes Sociais, em 30 de junho. Comemorada desde 2010, a data tem o objetivo de celebrar os avanços tecnológicos da interação pela Internet e de promover maior segurança.

Dos quais 65% acessam a rede social todos os dias. Além da rede, o WhatsApp de acordo com um relatório da startup Opinion Box e do portal Mobile Time, "Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil", realizado em janeiro de 2016, com 1.895 internautas brasileiros, a ferramenta é usada diariamente por 89% dos usuários de smartphones no país. Desse total, 96% são considerados usuários ativos mensais.

Criadas para conectar pessoas e compartilhar informações, as redes sociais também estão abrindo espaço para empresas divulgarem seus negócios, a marca, os produtos e os serviços. De acordo com pesquisa recente da Burson-Marsteller, publicada em 2013, 88% das maiores empresas brasileiras utilizavam uma rede social para estreitar a comunicação e o relacionamento com o consumidor. A porcentagem é acima da média da América Latina, de 65%, e também da média global, 87%. Recente pesquisa da Avanade, empresa de soluções em tecnologia de negócios e serviços gerenciados, o Facebook é a plataforma mais utilizada pelas empresas brasileiras, com 75% dos pesquisados, seguida do Twitter, 49%, e LinkedIn, 47%.

Os benefícios de empresas que possuem redes sociais são variados. Mais do que um canal de relacionamento, estas páginas são meios de acelerar os negócios, pois, se bem utilizada, a disseminação do produto ou do serviço é mais ágil, assim como a fixação da marca. A organização também pode trocar informações com os consumidores para melhorar a qualidade do serviço e atentar para o que os clientes estão falando sobre a organização e, caso conste alguma reclamação, pode responder pela rede e amenizar a insatisfação. As ferramentas e as possibilidades são grandes. Porém, é preciso conhecer as vantagens para alavancar os objetivos traçados.

Estar bem posicionado nas redes sociais é um constante desafio para as companhias. É preciso conhecimento do negócio, do público-alvo e dos objetivos que pretendem alcançar, pois a rede pode permitir a conquista de novos clientes, redução de custos e interação com os usuários. Uma das melhores maneiras de saber qual a percepção do consumidor é por meio das redes sociais. Por isso, agregar valor ao conteúdo é uma forma de fixar a marca e de despertar a curiosidade de quem ainda não conhece

. Por: Leonardo Bortoletto, Especialista em Inteligência Digital; presidente executivo da SUCESU Minas; vice-presidente da SUCESU Nacional e Conselheiro titular do MGTI.

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