Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/07/2016 - 06:34

Azia ou má digestão?

Você sabia que azia e má digestão são sintomas diferentes? Pensando nisso, a marca de antiácidos ENO, líder da categoria no Brasil¹, levantou as cinco principais dúvidas sobre o assunto e convidou a Dra Ana Santoro, Gerente Médica da GSK-CH no Brasil, para respondê-las.

1. Quais as principais causas de azia e má digestão? Dra. Ana Santoro — Muitas pessoas acham que azia e má digestão são a mesma coisa, um equívoco comum. A azia ocorre quando o ácido gástrico, composto químico que auxilia o processo digestivo e é produzido por nosso próprio organismo, rompe o anel muscular que separa o esôfago do estômago, provocando dor e queimação. A má digestão, por sua vez, pode ser causada pela quantidade de alimento no estômago, pela própria digestão e mistura desse alimento ou até pela aerofagia, que é a deglutição de ar durante o ato de comer e beber. Ela é descrita como um desconforto no abdômen superior, com uma sensação de plenitude alimentar, saciedade precoce, dor e, muitas vezes, pirose epigástrica, aquela sensação de ardência.

2. Por que é importante controlar a azia? Dra. Ana Santoro — Como a azia ocorre pelo refluxo do ácido gástrico e os componentes presentes nesse ácido são extremamente danosos ao esôfago, que não possui a camada que protege o estômago, a azia pode acabar provocando uma esofagite, que é a inflamação do esôfago.

3. Podemos encarar a azia e a má digestão como sintomas normais ou é preciso atenção a periodicidade desses incômodos? Dra. Ana Santoro — O refluxo ocasionado pela azia ou má digestão pode gerar sintomas mais incômodos e outras complicações mais séries. Essa condição mais grave é conhecida como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que pode demandar um tratamento contínuo, inclusive para alívio dos sintomas e das complicações.

4. Azia e má digestão podem causar algo mais sério se não combatidos devidamente? Quais as consequências mais graves? Dra. Ana Santoro —A azia quando não tratada pode provocar dor torácica não cardíaca, tosse noturna crônica e dor de garganta, o que acaba afetando a qualidade de vida do paciente. Da mesma forma, a má digestão diminui a qualidade de vida por conta da dor crônica.

5. Quais as formas mais rápidas e eficientes de se combater a azia e má digestão? Dra. Ana Santoro – Evitar o consumo de alimentos gordurosos, condimentados e álcool, além de parar de fumar e reduzir o stress são as melhores formas de evitar esses sintomas. No caso de má digestão, mastigar bem os alimentos e comer devagar são dicas fundamentais. A partir do momento que o sintoma passa a existir, no entanto, há medicamentos de baixo custo, que não precisam de prescrição médica e cuja a ação começa a partir de 6 segundos². Sal de Fruta ENO é um bom exemplo. Caso prefira um formato que possa ser consumido a qualquer momento em qualquer lugar, sem a necessidade de água para dissolução do produto, ENO Tabs é uma excelente opção. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Al de Fruta ENO —ENO é líder do mercado de antiácidos no Brasil[1] e se destaca porque começa a agir em seis segundos², ajudando no alívio da azia pela credibilidade das credenciais de ser um produto GSK e pela profunda expertise na saúde do sistema digestivo. É top of mind da categoria³ e possui a maior distribuição entre os medicamentos OTC² (Over The Counter), ou seja, sem necessidade de prescrição médica, do mercado brasileiro.

Entre 2006 e 2012, Sal de Fruta ENO lançou sabores diferentes como Guaraná, Limão, Laranja e Abacaxi.

GSK —Uma das indústrias farmacêuticas líderes globais, a GSK está empenhada em melhorar a qualidade da vida humana permitindo que pessoas façam mais, vivam mais e sintam-se melhores. | www.gsk.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira