Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2008 - 13:43

Empresas brasileiras divulgam ADR´s em evento no exterior

Expo Money e companhias de capital aberto participaram do The World Money Show, tradicional evento da área de investimentos dos EUA.

São Paulo - Pelo 3º ano consecutivo a Expo Money participa do The World Money Show. O evento, que existe há três décadas, é direcionado exclusivamente a investidores individuais. A parceira entre a Trade Network, organizadora da Expo Money, e a InterShow, responsável pelo evento norte-americano, resultou na criação do Pavilhão Brasileiro e no maior destaque na participação de empresas brasileiras com ADR´s negociadas na NYSE (Bolsa de Nova Iorque) na feira.

O evento de quatro dias aconteceu no último mês fevereiro no Hotel Gaylord Palms, em Orlando na Flórida, e reuniu aproximadamente 12 mil visitantes de mais de 20 países do mundo. Foram 250 workshops com especialistas internacionais que abordaram técnicas e perspectivas de investimentos no mercado mundial para esse ano.

O Brasil foi destaque na exposição com o pavilhão específico do país e presença da Expo Money, do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e da IMF Editora, que distribuiu o "Brazillian Hand Book", com histórico das empresas de capital aberto, das empresas Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Petrobras, VALE, Bradesco e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) que negociam suas ações em forma de ADR's (American Depositary Receipts), na NYSE, e estavam com stands próprios na exposição para atender os investidores interessados.

Para a Cemig a participação de empresas brasileiras em um evento no maior mercado acionário do mundo ajuda na liquidez e valorização das ações e também funciona como laboratório para a equipe de RI. "Aprendemos muito porque temos contato direto com o investidor americano, que tem a cultura de investimento em bolsa de berço. Ele quer conhecer a empresa, sua política de dividendos, saber se é sustentável e se tornar parceiro da companhia. Para nós esse ano a participação foi ainda mais positiva não só para as empresas presentes, mas para o mercado brasileiro, que foi amplamente divulgado por articulistas e tem atraído cada vez mais o interesse de investidores no exterior", destacou Agostinho Faria Cardoso, superintendente de RI.

Já para a Petrobras, que atualmente é uma das ADR´s mais negociadas na NYSE, o evento é uma excelente ferramenta de captação de novos investidores. "Esse é o quarto ano que participamos do Money Show e temos uma participação constante em eventos internacionais. Mantemos um profissional sempre em contato nas reuniões com investidores estrangeiros, isso gera um grande retorno positivo e aumenta a nossa base de investidores", comenta Paulo Campos, Gerente de Investidor Individual da Área de Relacionamento com Investidores.

A paulista Sabesp (Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) participou pela primeira vez de um evento voltado para investidores individuais internacionais, um lado ainda pouco explorado pela companhia. "Ao longo do evento, mais de 300 investidores visitaram o nosso stand. A grande maioria ainda não conhecia a empresa, mas também recebemos alguns detentores de ADR's da Sabesp, o que demonstra que está categoria de investidor constitui um público bastante interessante para o desenvolvimento da nossa base acionária", afirma Ângela Beatriz Airold, Gerente de Informações aos Investidores.

Com o atendimento de mais de 1.200 pessoas durante os quatro dias de evento, o Banco Bradesco considera a participação uma grande oportunidade para as empresas listadas na NYSE. "Foi o momento ideal para nos aproximarmos dos investidores estrangeiros do mercado de capitais e expormos resultados e estratégias de crescimento. Isso fortalece a presença do banco no mercado externo", ressalta Jean Philippe Leroy, Diretor do Departamento de Relação com o Mercado.

Para Robert Dannenberg, presidente da Trade Network, organizadora da Expo Money, a participação do Brasil nesse evento traz uma visibilidade ainda maior para o mercado brasileiro, certamente uma excelente oportunidade para mostrar as nossas multinacionais made in Brasil. Segundo Dannenberg, o evento tem sido uma porta de entrada para a ampliação da base de investidores individuais norte-americanos em nossas empresas.

Em sua 30ª edição, o evento reuniu um grande número de expositores com destaque para as empresas de mineração, energia e petroquímica. As palestras foram marcadas com debates sobre a crise subprime, a contínua desvalorização do dólar em relação a outras moedas e as perspectivas da economia mundial para 2008.

O que é Expo Money? A Expo Money é um evento voltado à educação financeira com o objetivo de ajudar as pessoas a conquistarem a sua independência financeira, a ampliar o conhecimento sobre planejamento das finanças pessoais e da família, e das diversas formas de investimento existentes no Brasil.

Circuito Expo Money 2008: Abril, dias 2 e 3 - Jovem Investidores | 16 e 17 - Expo Money Curitiba | Maio, dias7 e 8 - Expo Money Recife (1ª edição) 13 e 14 - Expo Money Fortaleza | Junho, dias 4 e 5 - Expo Money Florianópolis (1ª edição) 12 e 13 - Expo Money Porto Alegre | Agosto, dias 6 e 7 - Expo Money Brasília | Setembro, dias 17 a 19 - Expo Money São Paulo | Outubro, dias 22 e 23 - Expo Money Belo Horizonte e 28 e 29 - Expo Money Vitória (1ª edição) | Novembro, dias 26 e 27 - Expo Money Rio de Janeiro. | www.expomoney.com.br | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira