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02/07/2016 - 07:40

Transpetro coloca o terceiro navio gaseiro em operação


O navio Darcy Ribeiro foi entregue à Transpetro no dia 1º de junho(sexta-feira), no Estaleiro Vard Promar, em Niterói(RJ). Este é o terceiro gaseiro a integrar a frota da companhia em menos de um ano, sendo a 15ª embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação. A primeira viagem do gaseiro Darcy Ribeiro será para o Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), no Espírito Santo, onde fará programação de carregamento para o porto de Fortaleza.

O Darcy Ribeiro é o 56º navio a compor a frota da Transpetro. Com capacidade para transportar 7 mil m³ de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a embarcação está preparada para operar em todas as regiões do Brasil e na América do Sul.

O número crescente de embarcações modernas possibilita uma melhora na eficiência logística para o escoamento da produção da Petrobras.

Navio Darcy Ribeiro, tipo Gaseiro, com capacidade de transporte de sete mil metros cúbicos, comprimento total de 117,63 metros, largura de 19,20 metros, altura de 34 metros, calado de 5,80 metros. Pontal (distância entre o fundo e o convés) de 8,60 metros, velocidade de 15 nós, autonomia de 11 mil milhas náuticas, e dois tanques.

Tipos de navios: Gaseiros — tipo de embarcação construída para o transporte de gás liquefeito de petróleo. É destinado, prioritariamente, à navegação de cabotagem.

Panamax — navio petroleiro para o transporte de óleo cru e produtos claros e escuros. A capacidade de carregamento está na faixa de 65 mil a 80 mil toneladas de porte bruto (TPB). Porte similar àqueles que passam nas eclusas do Canal do Panamá.

Suezmax — navio petroleiro para o transporte de óleo cru. A capacidade de carregamento está na faixa de 140 mil a 175 mil toneladas de porte bruto (TPB). Essa embarcação atende às limitações do Canal de Suez, no Egito: largura de 48 metros e calado de 17 metros.

Produtos — navio petroleiro para o transporte de produtos derivados de petróleo, como diesel, nafta, gasolina, óleo combustível e querosene de aviação. A capacidade de carregamento está na faixa de 30 mil a 50 mil toneladas de porte bruto (TPB). É destinado, prioritariamente, à navegação de cabotagem.

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