Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2008 - 13:45

Entidade reflete sobre qualidade em seus programas educacionais

Florianópolis (SC) – O SENAI/SC promove, no dia 5 de março, o Educação em Movimento SENAI/SC - Seminário de Qualidade na Educação, com a finalidade de estabelecer os parâmetros da qualidade de seus cursos e treinamentos. O evento reunirá 160 profissionais da instituição, entre coordenadores, orientadores e gestores, que discutirão os fatores determinantes para a melhoria do padrão dos produtos educacionais. A programação inicia às 9 horas, no Auditório Milton Fett, edifício da FIESC.

A proposta de realização do evento atende a constantes inquietações dos profissionais do SENAI na busca da melhoria contínua. Idealizador do Seminário, o diretor regional da instituição, Sérgio Roberto Arruda, entende que o SENAI, como qualquer instituição de ensino, tem a obrigação de contribuir decisivamente para a evolução da qualidade da educação brasileira.

Desempenho do Brasil é melhor no World Skills - Arruda lembra do estudo do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que investiga as competências de jovens na faixa de 15 anos e cujo relatório de 2006 coloca o Brasil nas últimas posições entre os 57 países pesquisados. Segundo o organismo internacional, o Brasil fica na 52ª posição em Ciências, na 48ª em leitura (capacidade de compreensão de textos) e na 54ª colocação em matemática.

“Poderíamos supor que em Santa Catarina vivemos uma situação melhor, mas se incluíssemos o Estado na comparação com os demais países não passaríamos da 44ª, 41ª e 47ª posições, nas três áreas, respectivamente”, salienta Arruda. Isso, lembra o diretor, que Santa Catarina perde apenas para o Distrito Federal nas avaliações feitas pelo Ministério da Educação. “Esse desempenho se reflete na continuidade dos estudos, como em cursos técnicos ou superiores”, analisa Arruda. Para tentar minimizar a dificuldade dos estudantes, o SENAI criou o Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional, no qual dá ênfase aos aspectos que farão a diferença no ensino técnico e tecnológico.

Arruda salienta ainda que, de outro lado, a contribuição do SENAI à educação brasileira pode ser percebida no World Skills (torneio internacional de educação profissional). Em 2007, o Brasil ficou na segunda posição, enquanto os demais países mantiveram-se em posições semelhantes às conquistadas no PISA.

Educação em Movimento SENAI/SC - Seminário de Qualidade na Educação, em 5de março de 2008, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h15, no Auditório Milton Fett, edifício da Fiesc, Rodovia Admar Gonzaga, 2.765 – Itacorubi – Florianópolis (SC).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira