Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2008 - 13:47

Educadores participam de capacitação do Projeto Escola


Um grupo de professores, coordenadores e gestores de Educação de cinco escolas de Jardinópolis, Orlândia, Guará e São Joaquim da Barra participam desde domingo de capacitação para atuarem no Projeto Escola Vianorte (OHL Brasil). A atividade, que está acontecendo entre os dias 2 e 5 deste mês, na Republlica Lago Acampamento, em Leme (SP), contou na manhã do dia 3 de março (segunda-feira), com a presença do presidente da OHL Brasil, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, e o diretor superintendente da Vianorte, Helvécio Tamm de Lima Filho.

“É por meio da educação que pretendemos reduzir o número de acidentes nas estradas. O Projeto Escola vive no coração da OHL Brasil”, afirmou Oliveira Filho, que não se esqueceu de agradecer a parceria, sempre importante, com a PMRv (Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo). “É um orgulho para a Vianorte proporcionar a alunos e professores de nossa região o acesso a um projeto de cidadania como o que a OHL Brasil desenvolve em suas concessionárias. Aqui os educadores são os nossos verdadeiros heróis”, disse Helvécio Tamm.

Aprimoramento - Os educadores reunidos participarão nestes dias de atividades recreativas e de aprimoramento. Segundo Luciana de Freitas Moura Bin, professora de Português da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Doutor Nehif Antônio”, de Guará, os problemas de trânsito de sua cidade são muitos. “Agora nos debruçaremos sobre o material didático do Projeto Escola Vianorte para encontrar novas formas de utilizá-lo com os alunos. O que falta à comunidade em geral é uma educação de base para o trânsito. Vamos discutir a responsabilidade de todos neste processo”, afirmou.

Pedestres pelo meio da rua, bicicletas na contramão de direção e crianças pegando “rabeira” em caminhões e ônibus são os problemas apontados por Renata Bignardi, professora de Educação Física da EE (Escola Estadual) “Adolfo Alfeu Ferrero”, de São Joaquim da Barra. Os mesmos problemas são vistos em Orlândia, ressaltou o professor e coordenador pedagógico Reinaldo Carlos Nogueira. “Pretendemos orientar nossos alunos em relação ao uso das bicicletas. Esperamos que eles sejam multiplicadores da idéia”, concluiu.

Kit de materiais - Os profissionais receberão um “Kit do Professor e da Escola”, que poderá ser usado em várias disciplinas, como Matemática, História, Geografia e Ciências. O material inclui livro de atividades, mapas, videoclipe, jogo de tabuleiro, revistas de história em quadrinhos, transparências e álbum seriado. Trata-se de um material didático e recursos pedagógicos para facilitar e humanizar as informações sobre segurança no trânsito para os estudantes e, conseqüentemente, para toda sociedade.

O ano de 2007 marcou a entrada da Vianorte no programa corporativo de educação para o trânsito da OHL Brasil. No Projeto Escola já foram beneficiadas, em 2007, escolas públicas da região: seis em Ribeirão Preto, quatro em Sertãozinho e duas nas cidades de Bebedouro, Pitangueiras, Sales Oliveira, Igaparava e Ituverava. Foram atendidas 16.121 mil estudantes no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 2008, a estimativa é que mais 5.044 novos alunos sejam beneficiados. “Nosso objetivo é trabalhar a educação de valores para mudar os comportamentos em busca de mais vida nas ruas, avenidas e rodovias”, diz a coordenadora do Projeto Escola da OHL Brasil, Maria José Finardi. | * Foto ( da esquerda para a direita, Helvécio Tamm, diretor superintendente da Vianorte; José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, presidente da OHL Brasil, e Angelo Ferreira,diretor superintendente da Autovias, no evento do Projeto Escola Vianorte)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira