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02/07/2016 - 07:52

Hospital de Niterói inicia processo internacional de certificação de qualidade

E segurança assistencial. O CHN é pioneiro na região Leste Fluminense a concorrer à Acreditação Internacional Canadense, a QMentum.

O CHN (Complexo Hospitalar de Niterói) dá mais um passo para conquistar uma nova certificação de qualidade e segurança assistencial. Após atingir, por duas vezes, o nível máximo da Acreditação em Excelência em Gestão, Nível 3, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em março deste ano, o hospital lançou-se em um desafio ainda maior, a Acreditação Internacional Canadense, o QMentum da Canada Accreditation International (ACI). O CHN, pioneiro da região Leste Fluminense a participar do processo, destaca-se no cenário nacional, pois, em 2015, apenas 4,61% dos 6.140 hospitais do país possuíam algum tipo de acreditação, ou seja, 283 unidades acreditadas, e cerca de 40% delas estavam concentradas em São Paulo.

Segundo Alessandra Ladain, coordenadora do Setor de Qualidade do CHN, o QMentum – que significa momento da qualidade – é uma metodologia baseada em processos voltados para a segurança do paciente que envolve governança clínica, medicina baseada em evidências, comunicação e capacitação dos colaboradores. O processo todo conta com várias etapas. A primeira visita para iniciar o processo de acreditação já aconteceu no primeiro semestre de 2016.

“Para uma unidade de saúde obter a certificação canadense são exigidas algumas práticas, as chamadas ROPs (Required Sanizational Pratices), como Identificação do Paciente; Práticas de Segurança na Utilização de Medicamentos; Práticas de Segurança no Procedimento Cirúrgico e Capacitação em Segurança do Paciente”, explica Alessandra Ladain.

Segundo Ilza Fellows, diretora-geral do CHN, participar do processo de uma metodologia internacional que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança e saúde reflete a preocupação do hospital pela melhoria contínua dos processos: “Por meio da acreditação canadense, as práticas de gestão e de assistência se tornarão ainda mais transparentes e seguras. A acreditação é focada na integralidade do cuidado ao paciente, razão pela qual precisamos rever os processos em sua totalidade, com uma visão holística, como a identificação do paciente, administração de medicamentos, higienização das mãos, protocolos, comunicação com colaboradores e outros procedimentos. Conquistar essa acreditação é um de nossos principais desafios para este ano.”

Além desses critérios, também são avaliados protocolos, fluxos de atendimento assistencial, times de trabalho e a comunicação entre eles. Os avaliadores também farão entrevistas com médicos, colaboradores, pacientes e familiares, para conceder o selo, que, a cada três anos, passará por uma reavaliação de qualidade.

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