Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2016 - 08:35

ABS NEO atinge taxa de concepção de 57% em fazendas no nordeste

A solução de melhoramento genético rápido da ABS apresentou resultado surpreendente nos primeiros rebanhos onde a tecnologia foi aplicada.

Rebanhos de todo o país que aderiram a recente tecnologia apresentada pela ABS Pecplan - o ABS NEO - já começam a registrar os primeiros resultados com o produto. No nordeste, a taxa de concepção com a utilização dos embriões congelados prontos chegou a 57%.

O número surpreendente foi registrado pela Cialne (Companhia de Alimentos do Nordeste), situada no Ceará, a 5ª maior empresa produtora de leite do Brasil, uma das pioneiras na utilização do ABS NEO. Os administradores apostaram na nova tecnologia da ABS e registraram o resultado fantástico com a aplicação em 272 animais.

Como conta o médico veterinário Péricles Montezuma, que monitora o rebanho da Cialne, dentre os animais utilizados como receptoras, 40 foram vacas e 232 novilhas. “A média só das novilhas foi de 59%. Era muito mais do que a gente esperava e só comprova que, se seguirmos as orientações de manejo para a utilização do ABS NEO, o resultado é certo”, comemora, acrescentando que a taxa de prenhez também comprovou a viabilidade econômica do produto. “Colocamos na ponta do lápis e, com certeza, é muito vantajoso. Então, já planejamos a aquisição de mais produtos e a ampliação do uso da tecnologia nas fazendas”, completa.

Na Cialne, o ABS NEO foi utilizado com foco na padronização do grau sanguíneo. A intenção do médico veterinário é que todo o rebanho – hoje de 6.800 animais – seja girolando ½ sangue. “É o perfil que se encaixa a minha região geográfica – praticamente em cima da linha do equador – e também ao nosso sistema de produção que é a pasto, nos oferecendo mais leite, com mais sólidos e, claro, mais rentabilidade. É um animal fértil e longevo”, explica, destacando que com o ABS Neo a velocidade para conquistar o objetivo é maior e mais garantida. Além disso, outra vantagem para o rebanho leiteiro, segundo Montezuma, é a probabilidade de 90% do nascimento de fêmeas, já que é utilizado sêmen sexado na FIV.

ABS NEO. O ABS NEO já está sendo utilizado em todas as regiões brasileiras. O produto foi lançado em dezembro de 2015, como um conceito inédito para melhoramento bovino, possibilitando que pecuaristas de corte e produtores de leite possam aumentar a velocidade do ganho genético anual de forma prática e simples. Através da pioneira tecnologia IVB Transfer*, o ABS NEO oferece, em um único embrião, uma solução definitiva e inovadora para acelerar o processo de transformação do rebanho, geração após geração.

O ABS Neo é comercializado em linhas genéticas. O cliente escolhe a que mais se enquadra em seus objetivos de produção. Vale lembrar que o melhoramento genético já vem pronto no embrião, fruto de acasalamentos dirigidos pela equipe de especialistas da ABS que escolheram de forma criteriosa touros e matrizes com qualidade superior comprovada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira