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CANAIS

05/07/2016 - 08:19

Expressão e socialização das marcas nas redes sociais

O surgimento da internet e, consequentemente, o advento da comunicação digital, trouxe mudanças significativas para a sociedade. Uma delas foi a emergência da possibilidade de expressão e de socialização das marcas em diferentes canais.

As redes sociais permitiram que as organizações atingissem e se aproximassem de seus clientes e prospects nas mais diversas situações e localidades, garantindo o envio e a troca de informações e mensagens. Empresas públicas, privadas, do terceiro setor e economias mistas vêm enxergando nesses novos canais grandes oportunidades.

Além disso, o crescimento do acesso mobile fez com que a presença de marcas nas redes sociais se tornasse praticamente obrigatória e, em determinados casos, em tempo real. Os aparelhos móveis são praticamente uma extensão do corpo das pessoas e, grande parte destes acessos, está ligado a alguma rede social.

O trabalho de uma marca em redes sociais exige, cada vez mais, a atuação de profissionais capazes de analisar, entender e transmitir para o público a mensagem correta, com a linguagem adequada, no canal ideal e na hora certa.

Ter um canal de comunicação com abertura ao público torna a empresa sujeita a elogios e críticas, mas, isso não deve ser um impedimento para a sua presença nas redes digitais. Quando geridas com seriedade e profissionalismo, é possível identificar novas oportunidades, melhorias necessárias e estabelecer uma relação de confiança e parceria com aqueles que são os principais motivos da existência de uma marca ou empresa: os clientes.

O trabalho de produção e gerenciamento de redes sociais de marcas e organizações deixou, há muito tempo, de ser para amadores. É preciso tratar com seriedade o que é hoje uma das principais vitrines de negócios do mundo. As redes sociais são responsáveis por milhares de vendas e parcerias todos os dias, nos mais diversos lugares. Sendo uma grande oportunidade, elas não devem, de forma alguma, ser deixadas de lado.

Este mercado, que a cada dia se transforma, vem amadurecendo ao longo do tempo. Cabe às empresas e marcas conseguirem se adaptar e acompanhar essas mudanças com a velocidade necessária, sem deixar de lado a qualidade e, principalmente, a humanização de sua mensagem.

Entender de negócios significa entender sobre as pessoas. E as redes sociais são hoje uma fonte inesgotável de informações e pesquisas também para os empreendedores e investidores. É nas redes sociais que as pessoas conversam, se apresentam, indicam, classificam e criticam situações, personalidades, marcas, entre outras coisas.

Não estar nas redes sociais deixou, em muitos casos, de ser uma opção. Mas, quando estiverem presentes, as marcas devem ter o cuidado de produzir e entregar bons conteúdos, com relevância e respeito ao seu público. Este mesmo público que, graças a internet está mais crítico e sem medo de expor suas opiniões. Ou seja: não existem mais segredos que não possam ser revelados e compartilhados nas redes sociais.

Ao criar conteúdos em uma rede social você está automaticamente criando conexões com pessoas que você talvez nem imaginasse que pudessem se interessar por aquilo que você oferece. Mas é esse poder das conexões que faz com que a comunicação tenha modificado seu entendimento e, até mesmo, o comportamento das pessoas, dentro e fora do ambiente digital.

Devemos refletir sobre a importância desta nova forma de comunicação para o mercado e para a valorização dos profissionais de diversos setores que se dedicam ao estudo, à produção de conteúdo e à análise desses novos canais de comunicação.

. Por: Shymenne Siqueira, Jornalista e Atendimento Digital na Stalo Comunicação.

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