Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2008 - 14:02

Exposição do acervo da família Ferrez revela Rio antigo


Imagens do Rio de Janeiro na primeira metade do século passado, além de fotografias do Brasil, do Senegal e de países europeus são as atrações da exposição “Família Ferrez: novas revelações”. Patrocinada pela Petrobras, a mostra exibe 396 imagens inéditas do acervo da família pioneira em fotografia e cinema no Brasil. A exposição segue até 27 de abril no segundo andar do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A entrada é franca.

A mostra é assinada por Julio, Luciano e Gilberto Ferrez, respectivamente filhos e neto de Marc Ferrez, o maior nome da fotografia oitocentista brasileira. As imagens foram selecionadas entre oito mil negativos durante organização do acervo de Gilberto Ferrez, realizada com patrocínio da Petrobras. Em outubro passado, a coleção foi doada ao Arquivo Nacional.

Entre os destaques estão imagens da reforma do Largo da Carioca, a construção da Cinelândia, a abertura da avenida Presidente Vargas e a expansão em direção à Zona Sul, além de registros do carnaval de rua e da ressaca de 21, que abalou a cidade. Do Brasil, fotografias do cais de Salvador; de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Pernambuco.

O desmonte do Morro do Castelo, nas lentes de Luciano, mereceu uma sala especial. As fotos de Júlio, no módulo Comentário Social retratam a família, amigos e personagens anônimos, eternizando a nostalgia e o romantismo da época. Na terceira sala, o público confere parte do acervo histórico da família, que inclui álbuns de fotografias, diários de viagens e correspondências, contando um pouco da história das imagens apresentadas. Júlio e Luciano Ferrez tiveram importante papel na difusão do cinema no Rio, enquanto Gilberto foi pioneiro entre os historiadores da fotografia no Brasil.

O acervo inédito não se restringe ao estado do Rio, abarcando também as cidades históricas mineiras, monumentos e marcos arquitetônicos goianos, paraibanos e pernambucanos, além de uma instigante amostra dos costumes e do comportamento da sociedade brasileira na primeira metade do século XX. No âmbito internacional, registram capitais européias e algumas vistas e retratos da África francesa de grande interesse etnográfico. Além disso, uma série de retratos do pioneiro Marc Ferrez na velhice, em sua derradeira viagem à Europa, feitos por seus filhos, Júlio e Luciano.

Exposição da Família Ferrez: novas revelações, até 27 de abril, de terça a domingo, das 10 às 21 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, Rua Primeiro de Março, 66, Centro do Rio de Janeiro | Telefone: (21) 3808-2020. Entrada franca

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira