Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2016 - 07:52

Olimpíadas Rio 2016 —Grande momento para valorização da Cachaça


Muitos estrangeiros ainda não conhecem a bebida mais tradicional do país e a caipirinha como o grande drink nacional.

Muitos setores esperam uma movimentação positiva com a chegada dos turistas que vêm para prestigiar os jogos das Olimpíadas Rio 2016. Juntamente com eles estão os produtores de Cachaça que enxergam essa oportunidade como uma grande vitrine para a bebida mais genuína do país. Isso porque, muitos estrangeiros que ainda não tiveram a oportunidade de conhecerem a Cachaça e a caipirinha, drink tipicamente nacional, terão o primeiro contato com esses ícones brasileiros.

Para os empresários, o evento acontece ao mesmo tempo em que ocorre a consolidação do posicionamento da Cachaça no mercado como bebida Premium, tanto no Brasil quanto no mundo, comparando-a a destilados nobres como uísque e vodca, deixando de ser vinculada a ideia de bebida desvalorizada e de baixa qualidade. “Com certeza, a Cachaça e a Caipirinha serão o carro chefe das bebidas para os estrangeiros no período das Olimpíadas, o que pode aumentar a exportação significativamente até 2017, pelo menos”, declara Leandro Dias, CEO da Middas Cachaça.

A aposta do setor é que toda essa movimentação injete boas doses de estímulo no mercado. “A entrada de turistas no Brasil coloca em destaque a cachaça. A bebida tem um forte apelo comercial junto aos estrangeiros e os empresários estão empenhados em fortalecer o vinculo do produto à ideia de bebida valorizada e de alta qualidade”, afirma Alexandre Bertin, presidente da Confraria Paulista da Cachaça.|www.abrabe.org.br.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRAPE) — cachaça tem apresentado crescimento no mercado internacional, sendo o terceiro maior destilado do mundo. A bebida também ocupa posição de destaque no mercado nacional, no qual o volume corresponde a 50% no segmento de destilados. É o segundo maior mercado de bebidas alcoólicas no Brasil, atrás apenas da cerveja.

O faturamento do setor alcançou R$5,95 bilhões em 2013, quando foram produzidos 511,54 milhões de litros da bebida, de acordo com o Sistema de Controle da Produção de Bebidas da Receita Federal – SICOBE, responsável por controlar a produção das principais empresas formais do setor.

De acordo com o Instituto Brasileiro da cachaça —IBRAC, são 40 mil produtores e 4 mil marcas de cachaça no mercado nacional. O IBRAC estima que a capacidade instalada no Brasil é de 1,2 bilhões de litros/ano.

As empresas que estão fazendo sucesso no mercado brasileiro: Middas Cachaça—A Middas tem como base o luxo contemporâneo e foco na elegância minimalista, levando em consideração uma nova experiência associada à viagem sensorial do apreciador. Para que isso seja possível, cuida de perto de todo o nosso processo produtivo, desde o corte da cana até o consumidor final. Um dos diferenciais está no ouro comestível 23 quilates que o apreciador poderá adicionar na cachaça. |www.middascachaca.com.br.

Microdestilaria HOF —A Microdestilaria Hof trabalha com um conceito contemporâneo de produção em escala reduzida, com criações de receitas originais, mantendo a harmonização das propriedades marcantes dos ingredientes e a destilação em alambiques de cobre do tipo Pot still. A nova Microdestilaria introduz no país o conceito “boutique”, que é um conceito contemporâneo de produção de bebidas alcoólicas de alto padrão em escala reduzida. A característica é a harmonização das propriedades marcantes dos ingredientes e a tradicional destilação em alambiques de cobre. A Cachaça Alma da Serra descansada em barris de carvalho americano foi Medalha de Ouro no Concours Mondial Bruxelles – Spirits Selection, em 2014, além de ter alcançado a quarta colocação no Concurso de Qualidade da Cachaça UNESP/Araraquara. | www.microdestilariahof.com.br.

A Weber Haus nasceu na cidade de Ivoti (RS) com a chegada de descendente de alemães. Foi em 1848 que a família deu início a fabricação de cachaça para consumo próprio e em 1948 foi construído o alambique. A marca está presente nos seguintes países: Estados Unidos, Alemanha, China, Irlanda, Canadá, Ilhas Bermudas, França, Japão, Itália, Suécia, Holanda e Dinamarca. Em território nacional a bebida se destaca nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. A cachaça é uma das mais premiadas do país (com 67 premiações) e a cachaça Extra Premium 6 Anos é envelhecida 5 anos em barris de carvalho francês e 1 ano em bálsamo – criando assim um sabor único e especial.|www.weberhaus.com.br.

AConfraria Paulista da Cachaça —Há nove anos, um grupo de jornalistas, produtores, donos de bares, profissionais de marketing e especialistas no assunto cachaça se reuniam com frequência para brindar e conversar sobre a bebida mais genuína do Brasil, a Cachaça. Ao perceberem a necessidade de disseminar a cultura cachaceira em São Paulo e outras localidades do país, decidiram criar formalmente a Confraria Paulista da Cachaça.

A Associação, presidida por Alexandre Bertin, ganhou força, formalização dos membros e estatuto. Com essa estrutura, deu andamento a sua proposta de promover o consumo da Cachaça. Para isso, realiza em São Paulo um evento bimestral chamado Encontro Aberto da Confraria Paulista da Cachaça, reunindo importantes palestrantes, que abordam temas como: produção da bebida, legislação para iniciantes, o uso da Cachaça na coquetelaria e os avanços da bebida no cenário dos destilados em bares e restaurantes. Uma verdadeira imersão deste universo para o público participante.

Ao mesmo tempo que, desenvolve este papel sério e comprometido com a educação, as reuniões da Confraria tem um caráter descontraído, já que contemplam a degustação de boas cachaças harmonizadas com muita informação. É dessa forma que a Confraria espera romper tabus, alinhar conceitos e difundí-los de forma totalmente aberta e democrática para a população.

A Confraria Paulista da Cachaça ainda pode por meio de seus membros ou em parceria com especialistas no setor promover cursos, palestras, visitas ou degustações. | www.paulistas.net.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira