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13/07/2016 - 07:21

OLX “Esquadrão Desapega”

Segunda fase da campanha da OLX “Esquadrão Desapega” com Fernanda Souza, Fernando Caruso, Felipe Castanhari e Luba.

A nova fase, intitulada “Esquadrão Desapega em ação”, é composta por tutoriais online, ações de merchandising e sete filmes – os “Desapetrailers” — cujos temas foram definidos a partir de pesquisas de comportamento dos usuários da plataforma. Comandados pelo Vovô da OLX, o grupo terá missões de desapegar e cada influenciador mostrará os passos de como anunciar e vender usando a OLX.

São Paulo— Começa a circular nesta semana uma série de sete filmes que compõem a fase “Esquadrão Desapega em Ação”, segundo momento da campanha “Esquadrão Desapega”, concebida pela OLX e a agência Ogilvy. Além dos filmes, que serão veiculados na TV aberta e mídias online – resultado de uma pesquisa da empresa sobre o comportamento dos seus usuários - a nova fase traz ações de merchandising em programas de TV e mostra a missão de cada influenciador - Fernanda Souza, Fernando Caruso, Felipe Castanhari e Luba - dentro do Esquadrão Desapega, sob a liderança do “mestre”, o “Vovô da OLX”.

“Idealizamos uma campanha 360º, com diversos formatos online e off-line. Vamos fazer isso com comerciais contextualizados para TV aberta e ambiente digital, também com influenciadores online e merchandising em programas de TV. Isso porque compreendemos que esse é o perfil do usuário da OLX: completamente antenado e que consome mídia em diferentes canais e formatos”, afirma Roberto Cury, gerente de marketing da OLX.

Os filmes intitulados “Desapetrailers” têm duração de 30” e trazem os personagens do “Esquadrão Desapega” em uma linguagem baseada em trailers icônicos de cinema. Nos Desapetrailers, o público conhece a missão de cada personagem: Fernando Caruso é o “Encontrador” que alertará para a quantidade de coisas que as pessoas têm paradas em casa e que podem ser vendidas pela OLX. Luba, o “Publicador”, mostrará como anunciar para vender mais rápido. No papel do “Negociador”, Felipe Castanhari, dará dicas de como negociar um item e, finalizando os quatro passos, Fernanda Souza será a “Realizadora” e mostrará que anunciando na OLX é possível vender rápido e conseguir um dinheiro extra para comprar o que quiser ou realizar um sonho.

“Na segunda fase da campanha, a OLX brinca com os filmes de ação hollywoodianos e clichês da cultura pop, através de uma equipe de super-heróis liderados pelo mítico e bem-humorado Vovô. Tudo para mostrar como é simples, excitante e vantajoso usar a OLX para desapegar dos objetos parados na sua casa”, explica Frederico Teixeira, redator da campanha.

Na TV, Os filmes serão exibidos durante programas que tenham a ver com uma de suas temáticas - Culinária, Esportes, Viagem, Eletrônicos, Moda, Música e Games – e mostrarão a diversidade de produtos que podem ser anunciados na plataforma, bem como as diversas motivações que uma pessoa pode ter para anunciar na OLX. No digital, com os mesmos temas, usando segmentação, os vídeos serão exibidos para cada público de acordo com o seu perfil.

Pesquisa - para chegar aos temas dos filmes, foram considerados três critérios: motivação para a venda de objetos na OLX, categoria do produto e assunto de interesse de navegação do usuário.

“Realizamos uma pesquisa com nossos usuários para entender o que leva as pessoas a venderem objetos na OLX. Há os que querem dar um upgrade em algo que já possuem, como vender um celular para comprar uma versão mais moderna, há a venda que é relacionada a alguma mudança de vida da pessoa, que pode ser algo mais marcante como o nascimento de um filho ou apenas uma mudança de hábito, como um esporte que não faz mais. Por fim, há também os vendedores que querem, por meio do dinheiro extra obtido com a venda, realizar algum desejo, como uma viagem por exemplo”, explica Cury.

Para complementar a pesquisa, a OLX apostou ainda na análise do comportamento de seus usuários nas redes sociais para mapear seus assuntos de interesse. “Quando falamos em mídia digital, sabemos do forte empoderamento do público para decidir o que quer ver e se quer ver algo. Por isso, quanto mais o conteúdo e o formato estiverem alinhados com os interesses do target, maior a chance de absorção da mensagem veiculada e de o público se disponibilizar a consumir o conteúdo que estamos propondo”, avalia Cury.

Merchan e online - além dos filmes, ações de merchandising mostrarão a facilidade e a praticidade de usar o app da OLX de forma interativa com o público. Uma ação já aconteceu na primeira fase da campanha, quando a apresentadora Paola Carosella desapegou de uma máquina de fazer massas durante o programa Masterchef. Uma segunda ação irá ao ar ainda neste mês no programa.

A fase “Esquadrão Desapega em Ação” também contará com tutoriais em formatos de vlog, ou seja, sempre com uma linguagem descontraída e natural para criar uma maior identificação com o público e viabilizar que cada personagem mostre uma etapa de como anunciar na OLX. “A principal missão do Esquadrão Desapega é passar a seguinte mensagem: todo mundo tem algo para desapegar e é muito fácil fazer isso com a OLX”, explica Cury. “Nossa proposta é estar presente em diferentes momentos de interação da marca com o usuário, seja no ambiente digital como no off-line, mostrando a facilidade de anunciar na plataforma e incentivando o download do app”, completa.

“Com essa campanha que integra totalmente os universos online e off-line e seus diferentes formatos – filmes, tutoriais, merchans – nós buscamos extrapolar as formas tradicionais de publicidade, ou melhor, recombiná-las com um outro olhar, o olhar do nosso usuário, para mostrar a ele e para quem ainda não anunciou na OLX quais são as vantagens de baixar nosso app e todos os benefícios de usar a nossa plataforma”, completa Cury.

Em sua primeira fase, a campanha mobilizou seguidores a desbloquearem a mensagem do personagem “Vovô da OLX” usando a hashtag #esquadraodesapega no Twitter. O vídeo “Convocação Esquadrão Desapega”, no qual o Vovô chama os quatro personagens para suas missões, foi publicado no canal OLX Brasil no Youtube em 23 de junho e conta com mais de 5 milhões de visualizações.

A OLX quer estimular uma nova cultura de consumo, conectando pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida. Presente no país desde 2010, hoje é o maior site e aplicativo de compra e venda no Brasil e uma das empresas de tecnologia que mais cresce no Brasil. Com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, tem um time de mais de 400 profissionais inovadores e apaixonados por desafios, com espírito jovem e descontraído. A missão da empresa é aproximar brasileiros para transformar itens em felicidade.

A OLX no mundo —Alec Oxenford e Fabrice Grinda fundaram a OLX em 2006, na Argentina. A marca cresceu globalmente a partir de 2010, quando a Naspers, um conglomerado de mídia sul-africano, assumiu parte da empresa. No final de 2014, a Naspers Limited e a SnT Classifieds fecharam um acordo e hoje a OLX Brasil pertence às duas companhias. Atualmente, a OLX está presente em mais de 60 países e disponível em 50 idiomas.

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