Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2016 - 07:37

Perspectivas de mercado para o 2° semestre 2016

Questões relacionadas a investimentos em infraestrutura que estavam paralisadas acenam para a retomada, mas tudo passará pelo crivo da credibilidade, aponta especialista.

Neste segundo semestre que se inicia, momento em que o Brasil se vê em meio à crise econômica e política, além de outros fatores, os investidores que aguardam cenários mais seguros para investimentos, podem identificar o segundo semestre como um ponto de partida para retomada dos negócios.

De acordo com a avaliação de Jorge Bahia, sócio proprietário do Grupo Bahia Associados, questões relacionadas a investimentos em infraestrutura que estavam paralisadas tiveram aceno de retomada, e caminham, apesar de tudo, em busca de uma janela de credibilidade que possa efetivamente demonstrar ao mercado, investidores, industriais, consumidores, enfim a toda sociedade que não somente sobre aspectos morais, mas também de gestão, há de fato, uma nova filosofia em curso, que está alicerçada em planos e ações que tenham condições de recuperar no tempo possível a economia, trazendo mais tranquilidade à população em geral.

De acordo as instituições financeiras há uma perspectiva de redução da SELIC que está prevista para o segundo semestre com a indicação deve fechar o ano entre 13,88% e 13,75%. Para 2017, a expectativa da taxa SELIC está entre 11,75% e 11,50%. Com essas projeções há um indicativo de redução das taxas de juros cobrados do mercado o que aos poucos pode representar um aumento de consumo, principalmente no setor de varejo, que se refletirá para toda a cadeia produtiva, cita Jorge Bahia, sócio proprietário do Grupo Bahia Associados.

Essa crise tem sua origem no setor político e no resultado das várias investigações que são realizadas pelo Ministério Público. Nesse cenário atual, de total crise de confiança, mesmo a economia indicando sinais pequenos positivos de recuperação, o próximo semestre ainda não será dos melhores, considerando todas as estimativas econômicas, e a fraca perspectiva de investimento nas atividades industriais e mercadológicas, explica Jorge Bahia, sócio proprietário do Grupo Bahia Associados.

As mudanças políticas irão contribuir muito para o cenário de recuperação econômica, mas como falamos, a crise passa por cenário de desconfiança plena, relacionado aqueles que foram escolhidos para nos representar, mas que nos trazem exemplos péssimos de conduta.

Essas mudanças trarão suporte definitivo para a retomada, porém não conseguimos definir uma data de conclusão, por exemplo, para as investigações, julgamentos, visando apresentar a população em geral o resultado da limpeza que será realizada, e a forma de controle e operacionalização; para que fatos motivadores idênticos aos de desastrosas condutas não mais ocorram nos meios políticos e na administração pública em geral.

Podemos considerar que talvez esse seja, hoje, o maior indicador de atravancamento do retorno ao crescimento. Quem vai investir em um país que, infelizmente já carregava o rótulo da não transparência em algumas atividades públicas e agora ratifica essa condição? A recuperação da economia, estima-se, demandará pelo menos uma década. As instituições públicas e muitas empresas privadas deverão ser saneadas e a transparência em todos os níveis governamentais e empresariais principalmente nas empresas que operam com governos nos três níveis da administração deverá ser definitivamente implantada. Esses pontos serão vitais na recuperação econômica. Nessa mesma linha de análise devemos considerar, também, que as empresas que estão envolvidas nos processos investigatórios em curso representam aproximadamente 14% do PIB.

O Grupo Bahia Associados —O Bahia Associados é constituído pelas empresas Bahia, Kósio & Associados Consultoria Empresarial Ltda., Bahia & Kosio Assessoria Contábil Ltda, Bahia & Almeida Gestão de Projetos Especiais Ltda e Bahia Gestão de Atividades Administrativas e de Controle Ltda. Com um time de especialistas e estrategistas voltados à área econômica, financeira, contábil, fiscal e tributária, o grupo tem como proposta apresentar aos clientes um pacote de soluções indissociáveis, do qual faz parte a identificação de incentivos e benefícios fiscais e tributários, os efeitos econômicos e financeiros da operação, as melhores práticas de controles e informações contábeis para análise dos investidores, possíveis linhas de créditos e o efeito das mesmas no tempo, no fluxo de caixa das empresas, e nos seus resultados. | https://goo.gl/vRnwME.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira