Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2016 - 07:48

Sistema FIRJAN promove encontro entre indústria audiovisual e ministro da Cultura


O ministro da Cultura, Marcelo Calero, se reuniu, no dia 11 de julho (segunda-feira), com representantes da indústria audiovisual fluminense para discutir as principais pautas do setor. O pleito de destaque foi a reestruturação e retomada do Conselho Superior de Cinema, que tem entre as suas competências a formulação da política nacional do audiovisual, a aprovação de diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria e o estímulo à presença do conteúdo brasileiro nos diversos segmentos de mercado. O encontro ocorreu na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), no Centro do Rio.

O ministro pontuou que considera essencial posicionar a cultura como um dos eixos estratégicos de desenvolvimento do país. Calero adiantou que está criando uma Secretaria de Economia da Cultura para, aliada à Secretaria do Audiovisual, tratar tanto do empreendedorismo quanto da indústria que já está consolidada. Outra proposta apresentada foi a de criação de uma coordenadoria específica para tratar de marcos legais.

Após ouvir as sugestões e pedidos conjunturais dos produtores de cinema, o ministro da Cultura reafirmou o seu compromisso com a cultura, independentemente de qualquer tipo de projeto de poder. “Este é o ministério do diálogo e das entregas. Não podemos permitir que seja usado para a reorganização de bases sociopolíticas e nem podemos nos contentar apenas com encontros, é preciso apresentar avanços reais”, defendeu Calero.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ressaltou a importância do audiovisual para a economia brasileira e sua representatividade no estado do Rio. “A FIRJAN investe para formar profissionais qualificados para o setor. O Rio se destaca em capacidade de reflexão, talento e na forma como vê o Brasil. Por isso o crescimento do audiovisual no estado é tão significativo”, declarou. Entre os participantes do encontro, estavam Luiz Carlos Barreto, Lucy Barreto, Cacá Diegues, Marco Altberg e Vilma Lustosa.

A dedicação da Federação para o desenvolvimento do setor audiovisual foi elogiada pela presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual (Sicav), Silvia Rabello: “Desde que o Sindicato associou-se à FIRJAN colecionamos avanços. O setor audiovisual tem uma força enorme e, por isso, deve ser tratado de forma diferenciada”. Silvia destacou ainda seu posicionamento sobre a nova gestão do Ministério da Cultura. “A expectativa é que a Secretaria do Audiovisual venha a retomar seu papel dentro do modelo institucional, junto à Agência Nacional de Cinema e ao Conselho Superior de Cinema, que é nossa prioridade”, disse ela.

Casa FIRJAN da Indústria Criativa —Eduardo Eugenio apresentou ao ministro o projeto da Casa FIRJAN da Indústria Criativa. O espaço é pensado para ser um polo de produção de conhecimento e uma forma de estreitar os laços entre a indústria clássica e os talentos criativos. O objetivo da Casa, que deve ser inaugurada até agosto de 2017, é gerar um ambiente para debater os desafios e rumos do setor e construir programas que venham a contribuir para a geração de emprego e renda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira