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13/07/2016 - 07:57

O Grupo PSA supera um milhão de veículos vendidos na Europa, um crescimento de 7,4%


A ofensiva com foco no produto foi lançada na Europa com os novos Peugeot Expert, Citroën Jumpy, Peugeot 3008 e Citroën C3. Consolidação das posições do Grupo na América Latina com um crescimento de 16,4%. O Grupo está de volta ao Irã com os acordos assinados pela Peugeot e DS. Na Europa, aumento de 7,4% das vendas do Grupo em relação ao 1º semestre de 2015, com 1.056.000 unidades.

Paris —As vendas da Peugeot progrediram 7,9%, com 601 mil unidades, sustentadas especialmente pelos modelos 2008 (+16% e 99.900 vendas) e Partner (+8% e 62.800 vendas), que ocupam a segunda posição em seus respectivos segmentos na Europa. Os modelos 208 e 308 continuam sua progressão, com +15% (157.800 vendas) e +10% (119.200 vendas), respectivamente. Os resultados da marca foram especialmente favoráveis na Itália (+17,4%), na Espanha (+12,5%) e nos Países Baixos (+8,8%). Este excelente desempenho terá, no segundo semestre, o apoio de diversos novos produtos: os novos SUV Peugeot 2008 e 3008, e os novos Peugeot Traveller e Expert.

Com 414 mil unidades, as vendas da Citroën registraram um recorde nos últimos 5 anos, com um crescimento de 7,2%. Uma dinâmica sustentada especialmente pelo C4 Picasso, líder europeu dos monovolumes, mas também pelos C4 Cactus e C1, cujas vendas aumentaram. Em matéria de VUL (Veículo Utilitário Leve), o Berlingo confirmou o sucesso alcançado, despontando na liderança do segmento. Com todos esses bons resultados, a Marca conseguiu ganhar terreno em mercados essenciais (Grã-Bretanha, Espanha e Alemanha). Essa dinâmica ficará mais intensa no segundo semestre, graças aos modelos Novo C4 Picasso, Novo Jumpy, SpaceTourer e Novo C3, que substituirá o best-seller da Marca no outono europeu.

A marca DS teve uma progressão de 0,7%, com 40.900 unidades. Com o lançamento do Novo DS 3 e do Novo DS 3 Cabrio em março, a DS dispõe agora de uma gama inteiramente renovada. Convém notar o sucesso do DS 4 e do DS 4 Crossback, assim como o forte poder de sedução exercido por este último, que totaliza 28% das vendas desta dupla de compactos premium. A marca continua a ampliar a sua rede comercial, com 21 DS STORES e 86 DS SALONS na Europa no fim do mês de junho.

Na China e no Sudeste Asiático, em um mercado em plena mudança, as vendas do Grupo PSA sofreram uma queda de 19,4%, para 297 mil unidades.

Após a chegada do sedan DS 4S no final de abril, o Grupo prepara uma ofensiva comercial no segundo semestre, que prevê o lançamento de 5 SUVs até 2018.

A marca Peugeot pretende, como parte do plano Blue Upper, lançar 18 novos modelos na China até 2020 e renovar dois dos três best-sellers da PEUGEOT no mercado mundial - o 308 Sedan e o 3008 - até o final do ano. A marca Citroën confirma o sucesso do SUV C3-XR, cujas vendas cresceram +35%. No segundo semestre, a Citroën vai lançar os Novos C6 e C4 L.

Para acompanhar a progressão do segmento SUV no mercado chinês, o Grupo PSA inaugurará em setembro de 2016 uma nova fábrica em Chengdu. Convém observar que o Grupo já produz na sua fábrica de Shenzhen o SUV DS 6, modelo que lidera as vendas da marca DS na China.

Na região Oriente Médio e África, no 1º semestre, o Grupo PSA teve que enfrentar um contexto econômico desfavorável: suspensão das importações, seguida de uma limitação por quotas na Argélia, e restrições do acesso a moedas estrangeiras em alguns países (Egito e Tunísia). Esta situação impactou fortemente as vendas do Grupo na região (-13,3%).

O Grupo criou as condições para a sua volta ao Irã, com a assinatura em junho de um acordo de joint venture com a Iran Khodro, parceiro histórico da marca Peugeot. Já a marca DS foi lançada no Irã no começo do ano, em cooperação com um investidor privado.

Na América Latina, o Grupo PSA consolida suas posições, com 88.800 veículos vendidos e um crescimento de 16,4%, em um mercado que recuou 8,2%. No Chile, o Grupo conquistou uma participação no mercado histórica, de mais de 7%.

A Peugeot registrou um aumento de 26% em suas vendas, com excelentes resultados na Argentina (+45%), no Chile (+38%) e no Brasil (+2%), sendo esse em um mercado em forte queda (-25%). A marca foi beneficiada especialmente pelos seus últimos lançamentos, o 2008 e o Novo 208.

A Citroën conservou suas posições durante o semestre, com algumas progressões notáveis na Argentina (+29%) e no Chile (+55%). Depois de um lançamento bem-sucedido no Brasil, o Novo Citroën Aircross passou a ser comercializado na Argentina e a contribuir para o bom desempenho da marca.

Na Eurásia, apesar de uma conjuntura econômica bastante degradada e de um mercado em baixa, especialmente na Rússia (-14,7%), o Grupo PSA conseguiu estabilizar suas vendas (-0,1%) e continua focado na rentabilidade.

Na região Índia e Pacífico, o Grupo PSA é guiado pelo mercado japonês, que representa 49% de suas vendas na região. O lançamento do Citroën C4 Cactus e das motorizações a diesel no Japão serão grandes trunfos para o fortalecimento das posições do Grupo na região.

Maxime Picat, Diretor Geral da marca Peugeot: “A Peugeot lançou este ano uma ofensiva mundial no mercado dos SUVs, com cinco novos veículos. A atualização dos Peugeot 2008 e 3008 ocorre em um momento em que o desempenho da marca nesses segmentos já garante o seu lugar no pódio do mercado europeu. Essa oferta é complementada, na China, por uma evolução importante do atual 3008, que será acompanhada por dois modelos SUV inéditos nos próximos meses. Essa ofensiva permitirá acelerar o crescimento das nossas vendas mundiais, estabelecido em 0,5% no primeiro semestre.”

Linda Jackson, Diretora Geral da marca Citroën: “A Citroën mantém o rumo e consolida seu volume de vendas mundial em mais de 600 mil unidades na metade do ano. Ao mesmo tempo em que conseguimos manter um nível de precificação bastante satisfatório, alcançamos um nível recorde de vendas na Europa nos últimos 5 anos, recuperamos terreno na América Latina e superamos nossos objetivos com o SUV C3-XR, na China. Essa dinâmica se baseia em nossa ofensiva produto, que vai acelerar no 2º semestre, em especial com o Novo C4 Picasso, líder europeu dos monovolumes, mas também com o Novo C3, que substituirá o best-seller da marca.”

Yves Bonnefont, diretor -geral da marca DS: “Com o lançamento do novo DS 3 na primavera, a gama da DS foi totalmente renovada em menos de 12 meses, de acordo com a estratégia de lançamentos da marca. A marca revelou o DS E-TENSE no começo do ano. Este carro único, equipado com um grupo motopropulsor elétrico de alto desempenho, personifica o futuro da marca e fornece uma indicação de como serão os nossos futuros modelos. Finalmente, a constituição da rede exclusiva DS está em curso, com 234 unidades no mundo. Uma rede comprometida em oferecer uma experiência única e personalizada aos clientes. Vocês terão mais informações no Salão do Automóvel de Paris.”

Grupo PSA —Com três marcas mundialmente reconhecidas, Peugeot, Citroën e DS, o Grupo PSA vendeu 3 milhões de veículos no mundo em 2015. Segundo maior fabricante de automóveis na Europa, obteve um faturamento de 54 bilhões de euros em 2015. O Grupo é líder europeu em termos de emissões de CO2, com uma média de 104,4 gramas de CO2/km em 2015. Com uma frota de 1,8 milhão de veículos conectados no mundo, é um dos líderes nessa área e também se posiciona como fornecedor de mobilidade. Suas atividades abrangem também o financiamento (Banco PSA Finance) e os equipamentos automobilísticos (Faurecia). | www.psa-peugeot-citroen.com.br

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