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15/07/2016 - 07:20

A história da receita mineira de Vaca Atolada

A plataforma de conteúdo Academia da Carne Friboi desvenda os segredos e a história de uma tradicional receita com dois ingredientes adorados pelos mineiros. A Vaca Atolada, que envolve suculentos pedaços de costela bovina e mandioca desmanchando em um bom refogado caseiro, ganhou fama nas cozinhas da região e conquistou o paladar dos brasileiros.

O nome Vaca Atolada é curioso e tem várias explicações populares. A mais comum conta que o prato teria surgido na época dos bandeirantes, por volta do século XVII, quando os tropeiros começaram as expedições em busca de ouro em Minas Gerais. Para a aventura, carregavam num embornal uma carne imersa em gordura, processo que preservava o alimento e garantia o sustento da trupe durante as viagens. Era comum nessas jornadas enfrentar temporadas de chuva e o gado encalhar. Quando isso acontecia, era o momento de fazer uma pausa e comer uma boa refeição.

Histórias à parte, os tempos são outros e o modo de preparo, logicamente, mudou. A Academia da Carne Friboi traz opções de receitas assinadas por diversos chefs, entre eles de Rodrigo Oliveira, chef do premiadíssimo restaurante Mocotó, de São Paulo, e de Heloísa Bacellar, do empório Lá da Venda, que dá a dica: “a carne é o ingrediente principal desse prato e deve-se, portanto, prestar atenção na escolha. O corte precisa ter gordura, mas na hora de escolher, eleja uma peça bem bonita, com um bom equilíbrio entre carne e gordura”, explica a chef.

A plataforma on-line traz ainda um curso em vídeo completo de preparo e outras receitas à base de costela. Ao todo são cinco aulas ministradas pelo chef Flávio Miyamura. Para assistir o conteúdo, basta um rápido e gratuito cadastro.

Friboi —Com quase meio século de tradição, a Friboi é a marca líder em carne bovina no Brasil. Após três anos de um amplo trabalho de divulgação e ações de marketing, a marca promoveu uma grande mudança no setor, que até então era tido como commodity. A Friboi é hoje reconhecida espontaneamente por 80% dos brasileiros por oferecer produtos de confiança, com garantia de origem e rigorosos processos de qualidade. Com o objetivo de munir o consumidor com informações sobre o universo da carne, a marca criou a Academia da Carne Friboi, uma plataforma de brand content com a assinatura de conteúdo da Globo, que reúne dicas, cursos e receitas para ampliar o repertório de todos os brasileiros. O projeto tem três embaixadores de peso: a apresentadora Ana Maria Braga e os chefs Olivier Anquier e Guga Rocha, e conta ainda com parceiros como os chefs Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Mônica Rangel e Carla Pernambuco, para citar alguns.

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