Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2008 - 10:41

StatoilHydro adquire o campo de Peregrino


A reserva localizada na bacia de Campos vai custar USD 1,8 bilhão mais um valor máximo adicional de USD 300 milhões à Companhia, que espera obter aproximadamente 500 milhões de barris do campo.

A StatoilHydro (OSE:STL, NYSE:STO) e Anadarko (NYSE:APC) assinaram um acordo onde a StatoilHydro adquire os 50% restantes do projeto Peregrino no Brasil. Isso dará à StatoilHydro uma participação de 100% e a operação do desenvolvimento do campo.

Adicionalmente, a StatoilHydro irá adquirir a participação de 25% da Anadarko na descoberta de Kaskida em águas profundas do Golfo do México.

Por esses ativos a StatoilHydro irá pagar à Anadarko USD 1,8 bilhão, mais um valor máximo adicional de USD 300 milhões, antes de impostos, relacionado ao campo de Peregrino a ser recebido em 2020, condicionado a preços futuros do petróleo acima de níveis limites pré-definidos.

“Esta aquisição fortalece a nossa posição no Brasil e adiciona uma importante nova operação ao portfolio internacional da StatoilHydro. Estamos estabelecendo posições de liderança em atrativas áreas-núcleo. Isso está exatamente em linha com o mapa estratégico que apresentamos no Encontro com os Mercados de Capital em janeiro – neste caso focando tanto em águas profundas como em óleo pesado,” disse Peter Mellbye, vice-presidente executivo de Exploração e Produção Internacional.

“Os ativos têm um excelente alinhamento estratégico, tanto no Brasil como no Golfo do México, onde poderemos utilizar nossa experiência em maximizar a recuperação de petróleo junto com nossa capacidade de gerenciamento de grandes projetos de desenvolvimento offshore. A transação alavanca o crescimento da nossa produção de médio e longo prazo ao adicionar reservas e recursos significativos”, acrescenta.

O campo de Peregrino se localiza na bacia de Campos offshore. As reservas esperadas desse campo de óleo pesado estão estimadas em aproximadamente 500 milhões de barris, excluindo possibilidades de incrementos já identificadas. O campo deve entrar em produção em 2010, adicionando nova produção à StatoilHydro.

A StatoilHydro enxerga significativo potencial de crescimento das reservas recuperáveis em Peregrino, tanto por incremento no atual fator de recuperação de 20%, como também por inclusão de reservas adicionais no entorno do campo de Peregrino. Esses recursos potenciais adicionais foram identificados através de sísmica 3D de alta resolução adquirida em 2007, e algumas dessas reservas já foram provadas pelo novo poço perfurado em 2007 (3-PRG-0001-RJS). Mais poços de delimitação serão necessários para provar potenciais reservas adicionais nas extensões sudoeste e sul do campo.

O campo está sendo desenvolvido através de uma unidade flutuante de armazenamento e descarregamento (FPSO) e duas plataformas. O platô de produção planejado para o campo é de 100 000 bbls/d que se espera atingir ainda no primeiro ano de produção. O plano de desenvolvimento do campo foi submetido e aprovado em 2007. Todos os contratos de desenvolvimento já foram firmados e a fase de execução iniciada. A valoração da transação foi feita com base nas últimas atualizações de custo e cronograma.

Kaskida é uma das maiores descobertas em águas profundas no Golfo do México americano dos anos recentes. Operada pela BP (55%) e com a Devon como a outra co-proprietária (20%), Kaskida está localizada no bloco 292 no Canyon Keathley onde a StatoilHydro já detem várias concessões exploratórias. Kaskida adiciona recursos significativos à StatoilHydro e vai contribuir para o seu crescimento de longo prazo, além de 2015.

“A descoberta de Kaskida tem potencial significativo de incremento de reservas. Alavancando nossas tecnologias de águas profundas nós acreditamos poder adicionar ainda mais valor à descoberta. Quando vendemos nossos ativos de águas rasas em dezembro do último ano, nós anunciamos que devotaríamos nossos esforços às águas profundas do Golfo do México. A aquisição de Kaskida se enquadra bem em nosso portfolio e fortalece nossa posição nessa área-núcleo”, diz Mellbye.

A transação depende de aprovação governamental tanto para Peregrino como para Kaskida. Adicionalmente, os outros sócios em Kaskida têm direitos de preferência nos próximos 30 dias.

Perfil - A StatoilHydro é uma Companhia internacional integrada de energia, com sede na Noruega. A Companhia é a operadora líder na plataforma continental norueguesa e tem operações em 40 países. A StatoilHydro tem uma forte cultura de performance baseada em valores, ética e cuidado com o meio ambiente e a sociedade. Os empregados do grupo StatoilHydro são reconhecidos pela motivação, capacidade de cooperação e aceitação de desafios. A ambição da StatoilHydro é criar crescimento rentável e sustentável, através do desenvolvimento de suas atividades internacionais e da renovação de seus esforços na plataforma continental norueguesa. | Site: StatoilHydro: www.statoilhydro.com

Fatos e dados sobre a StatoilHydro - estabelecida em 1º de outubro de 2007 a partir da fusão entre a Statoil e as atividades de óleo e gás da Hydro. A empresa terca de 29000 empregados em 40 países. Tem valor de mercado de mais de NOK 500 bilhões, com produção média diária de 1,7 milhões de barris de óleo equivalente. Reservas provadas: mais de 6 bilhões de barris de óleo equivalente. É a terceira maior comercializadora mundial de petróleo. Uma das maiores supridoras mundiais de gás natural. A maior operadora de campos de águas profundas (>100 m). Líder no uso de tecnologias de águas profundas. Líder em captura e armazenamento de carbono. Operadora de 39 campos produtores de óleo e gás. Listada na Bolsa de Oslo (STL) e Nova York (STO)

No Brasil, além de Peregrino, a StatoilHydro detem participações nas seguintes bacias e licenças.: . Bacia de Camamu: BM-CAL-10: StatoilHydro operadora (60%), Petrobras (40%) | BM-CAL-8: StatoilHydro operadora (100%) | . BM-CAL-7: Petrobras operadora (60%), StatoilHydro (40%) | . Bacia de Jequitinhonha: BM-J-3 : Petrobras operadora (60%), StatoilHydro (40%) | . Bacia do Espirito Santo: BM-ES-32: Petrobras operadora (60%), StatoilHydro (40%) | . Bacia de Campos: BM-C-33: Repsol operadora (50%), StatoilHydro (50%) | . BM-C-47 (ex CM529 e CM530): Anadarko operadora (50%), StatoilHydro (50%) (incluído na aquisição, se aprovada pela ANP a StatoilHydro passará a operadora com 100%). | . Bacia de Santos: blocos da 8a Rodada, aguardando sanção da ANP | . SM-1233: StatoilHydro operadora (40%), Petrobras (30%), Repsol (30%) | . SM-1105: Repsol operadora (40%), StatoilHydro (30%), Petrobras (30%) | . SM-1109: Petrobras operadora (40%), StatoilHydro (30%), Repsol (30%) 

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira