Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2016 - 07:53

Banco cooperativo usa inteligência geográfica e aumenta crescimento das agências

O Sicredi adotou o OnMaps, solução de inteligência geográfica da Geofusion, para definir as cidades mais atrativas para abrir novas lojas.

São Paulo—A expansão de um negócio requer sempre atenção redobrada dos gestores para que seja assertiva e não resulte em prejuízos. Por isso, o Sicredi – instituição financeira cooperativa que possui mais de 1.500 agências distribuídas em 1.098 cidades de 11 estados do Brasil – escolheu o OnMaps, solução on-line de Inteligência Geográfica desenvolvida pela Geofusion, para avaliar os mercados mais promissores e definir sua estratégia. E os números mostram que a decisão foi acertada - as unidades abertas com base no estudo tiveram um crescimento médio superior ao das demais no segundo ano de vida: 8% nas operações de crédito, 30% no crédito rural, 65% na poupança e 35% de sobra líquida.

A Geofusion é uma empresa de tecnologia que auxilia os gestores na tomada de decisões de negócio. Uma de suas soluções é o OnMaps, que reúne informações sociodemográficas permanentemente atualizadas, que aliadas às bases de dados das companhias auxilia no planejamento estratégico, expansão, marketing, inteligência de mercado, vendas e gestão de negócios, entre outras decisões. Com o sistema, marcas de diversos segmentos cruzam dados e desenvolvem análises geográficas rapidamente, com flexibilidade e segurança, monitorando o desempenho da companhia em cada uma de suas áreas, acompanhando as mudanças nos mercados – de um quarteirão até o País todo – e traçando ações mais assertivas.

Novos mercados —Após os estudos, o Sicredi detectou oportunidades em mais de 1.600 cidades do Brasil. Contudo, não tinha conhecimento destes mercados e precisava de informações mais aprofundadas, que possibilitassem ponderar e minimizar o canibalismo entre os pontos de atendimento. “Neste cenário, avaliamos os resultados das agências no segundo ano de vida com outras variáveis, como faixa etária da população, total de domicílios e concorrência, entre outros, para entendermos quais características realmente influenciam os resultados e, a partir daí, definimos pesos para cada um desses fatores”, explica a responsável pela área de Planejamento de Negócios do Sicredi, Michelle Azevedo. Desta forma, os municípios foram ganhando pontos conforme o perfil econômico e demográfico.

Na sequência, a instituição criou o Mapa da Atratividade, responsável por apontar quais eram os municípios mais promissores e quais não tinham estas características. As cidades com mais pontuação relevante foram avaliadas individualmente – a pesquisa considerou renda, demografia, economia e concorrência. Também foi possível analisar a localização de novas unidades e as associações presentes na região. “O OnMaps é uma ferramenta intuitiva. Fomos criando os mapas com facilidade e filtrando os estados e cidades até chegar no melhor local para as novas agências. Os resultados foram surpreendentes, com um crescimento médio no segundo ano de vida maior do que o das unidades abertas sem o estudo do mercado”, finaliza Michelle.

A Geofusion é uma empresa de inteligência geográfica de mercado com 20 anos de história e mais de 300 clientes. O foco da companhia é ajudar profissionais a descobrir onde vender mais, reduzir custos e alcançar melhores resultados.

Para cumprir essa missão, a Geofusion desenvolveu o OnMaps, um software na nuvem que ajuda seus clientes a dominarem o mercado. O OnMaps proporciona tecnologia, conteúdo e inteligência para análises que geram decisões seguras e de alto impacto. | www.geofusion.com.br | blog.geofusion.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira