Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/07/2016 - 08:06

Abandone o Excel: como criar processos para a minha PME


Muitas PMEs ainda acreditam que o uso de planilhas do Excel é o bastante para enfrentar o dia a dia administrativo da empresa. O problema é que elas criam a ilusão de que as coisas estão organizadas, já que o peso da falta de profissionalização da gestão só é visto mais adiante, ou em época de crise.

Já se foi o tempo em que investir em uma ferramenta profissional, um ERP, era algo fora de alcance das PMEs. Inclusive muitos ERPs, hoje em dia, são focados nas demandas, necessidades e no bolso das pequenas e médias empresas. Um exemplo disso é o Omie. Claro que o custo do uso de planilhas é quase nulo, mas ainda assim as vantagens do uso de um ERP são muito maiores.

Primeiramente quero deixar claro que não estou falando mal do Excel. Ele é uma excelente ferramenta para determinados fins, como a criação de planos de negócio e orçamentos empresariais, ou ainda na análise estatística de dados e criação de relatórios avançados. Entretanto, as planilhas não conseguem trazer a robustez necessária para armazenar e controlar com segurança as transações do dia a dia da empresa, onde existem diversas pessoas imputando e manipulando informações. Neste cenário, um sistema integrado de gestão (também chamado de ERP) se faz indispensável para se obter qualidade de informação, pois diferente do Excel ele cruza e valida as informações digitadas e pode ser operado ao mesmo tempo por diversas pessoas, restringindo o acesso ao que deve ser mostrado para cada uma.

Além disso, temos muito ganho em custos ao abandonar as planilhas, pois estas demandam muitos retrabalhos com a redigitação da mesma informação em diversos lugares, como por exemplo, no emissor de NF-e, na geração de boletos, nas conciliações e baixas de movimentos financeiros – sem falar na possibilidade que o ERP traz de enxergar o negócio de forma global e com segurança da informação.

Essas ferramentas permitem que você compile os dados de todos os processos da empresa, do início ao fim de fornecimento, venda, estoque e notas. O ERP cruza informações, o que permite a criação de estratégias e tomadas de decisão. Ajudando no relacionamento com: clientes e fornecedores. Manter as informações organizados e centralizados faz com que o tempo gasto nos processos seja dedicado ao que realmente importa, a administração da empresa – sem falar que o uso de uma ferramenta de gestão criada exclusivamente para esse fim possui a vantagem de trazer embutido um conjunto de boas práticas e processos já testados e aprovados em milhares de empresas sólidas, de forma o empresário menos experiente ganha muita competitividade ao fazer da forma certa, logo da primeira vez.

Não subestime a capacidade de crescimento da sua empresa usando ferramentas que não foram feitas para lhe trazer competitividade do mercado. Abrace um ERP que seja parceiro do empresário, do contador, do administrador, e da sua PME.

. Por: Marcelo Lombardo, idealizador do produto Omie e CEO da Omiexperience. | Perfil —Omie é um ERP que oferece uma plataforma completa de gestão empresarial na nuvem para controlar todos os processos financeiros, de CRM, vendas e serviços, além de emissão de boletos e NF-e, com foco em PMEs. Com um visual simples e intuitivo, o sistema é muito fácil de ser operado e todas as informações fiscais e contábeis são integradas automaticamente com o contador, independente do software que ele utilize. Tudo isso, sem limites de usuários ou cobranças adicionais. “Ter uma gestão confiável é crucial para que uma empresa possa crescer. Acreditamos nisso e desenvolvemos um ERP capaz de atender as necessidades do negócio e ainda ser atrativo ao usuário”, esclarece Marcelo Lombardo, sócio-fundador da Omiexperience. | www.omie.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira