Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/07/2016 - 08:21

Rio ganha o maior grafite do mundo feito por um só artista para os Jogos Rio 2016


O Rio terá o maior grafite do mundo feito por um só artista. O trabalho do muralista Eduardo Kobra vem dando vida a um muro de três mil metros quadrados na região do Porto Maravilha. Desde o dia 6 de julho cariocas e visitantes que passam pela Avenida Rodrigues Alves, na altura do Armazém 3, acompanham a transformação de uma grande parede em um painel. Com o título "Etnias", o mural retrata cinco rostos que representam os continentes que estarão na cidade para disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O projeto de se fazer o painel no Boulevard Olímpico - área que receberá o público com shows e telões durante os Jogos - foi concebido pela Riotur. O mural será inaugurado no dia 04/08, data em que a Tocha Olímpica chegará ao Rio de Janeiro.

—Antes mesmo de estar pronto, o mural já é um sucesso. Todos que passam por lá o fotografam. É o maior mural do mundo, feito por um artista. Já buscamos contato com o pessoal do Guinness Book para validar esse recorde — disse o secretário especial de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello, que também vive a expectativa da abertura do Boulevard Olímpico:

— Vamos fazer uma grande festa popular para integrar a cidade com os Jogos. Cariocas e turistas, com ou sem ingressos, vão curtir o clima olímpico. E ainda poderão, no Porto, ver de perto a grande transformação urbana da região.

Além de transmitir ao vivo as principais competições, o Boulevard Olímpico do Porto vai promover diversas atrações para animar cariocas e turistas. Dividido em três polos —Maravilha, Esportes e Amanhã —, o boulevar terá três palcos com apresentações musicais; uma área gastronômica com food trucks; exposição sobre a história dos Jogos Olímpicos; um balão panorâmico que irá até 150m de altura; e shows pirotécnicos em todas as noites do evento.

Para a criação do mural, já foram utilizados 3.000 latas de spray, cerca de 100 galões de 18 litros de látex acrílico e outros 150 de 3,6 litros de esmalte sintético. Incansável, Kobra passa oito horas por dia em um andaime, acompanhado de assistentes. Para ele, é uma honra ter a oportunidade de criar o maior mural de sua carreira em um local que passa por intensa transformação urbana e "um dos mais belos pontos turísticos" do Brasil.

— Esse trabalho vem de uma série de outros murais que tenho feito sobre a paz. Venho buscando conscientizar o mundo a respeito da necessidade de mais união entre os povos, bem como o respeito a outras culturas. Nesse mural, cada continente foi representado por seus nativos, mostrando que todos nós viemos da mesma origem e que devemos prezar o relacionamento entre os povos. É um trabalho que retrata também a questão dos costumes, da religião, política. Enfim, os Jogos Olímpicos estão aí para reforçar a importância de se manter harmonia entre as nações. Estou realmente muito feliz, pois será algo muito bacana de se ver no Rio de Janeiro – disse o artista, que assina trabalhos em mais de 20 países, como Japão e Estados Unidos.

Carlos Eduardo Fernandes, nome de batismo de Carlos Kobra, começou sua carreira artística em 1987, quando tinha 11 anos de idade em São Paulo, sua cidade natal. Hoje com 40 anos, o artista tem como marca registrada os traços tridimensionais e a utilização de cores vibrantes e sombras, o que dá à sua arte impressionante realismo. Autodidata, seu conhecimento veio do dia a dia nas ruas e através da reprodução de imagens de jornais e revistas.

—A característica do meu trabalho sempre foi manter a originalidade das imagens em relação à perspectiva, anatomia, luz e sombra. Claro que existia uma vocação para fazer desenhos mais realistas e fui buscando aperfeiçoar isso. Para ter uma ideia, entrei em uma galeria de artes pela primeira vez aos 30 anos. Sempre estudei e pratiquei muito. Passei grande parte de minha vida em museus, estudando desenhos. Na minha vida agora é só isso que faço: pintar —explicou o artista.

Enquanto trabalha no painel Etnias, Kobra também pensa nos projetos futuros e destaca a criação de um mural no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, ainda sem data para começar. O artista também fará novos trabalhos em São Paulo - cidade que abriga um dos mais expressivos de sua carreira, o rosto do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, na Avenida da Consolação -, além de murais na Rússia.| Flávia David.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira