Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/07/2016 - 08:41

A força do SINOG


Neste ano em que completamos 20 anos de atividades como entidade representativa das operadoras de odontologia de grupo, conseguimos muito mais do que reconhecimento por parte dos órgãos trabalhistas e regulatórios, além das entidades profissionais que atuam no mercado de planos odontológicos. Pelo importante papel desempenhado ao longo dos anos junto aos planos odontológicos, coube-nos atuar na defesa não só das operadoras que temos como filiadas, mas na consolidação e sustentabilidade do segmento odontológico como um todo.

Não foi à toa que, desde 2014, levamos à Agência Nacional de Saúde (ANS) o projeto de desenvolvimento, incentivo e crescimento do mercado odontológico, oferecendo às diretorias do órgão regulador os temas que nos são preciosos para a manutenção de nossa atividade, que, consequentemente, influencia na melhoria da condição da saúde bucal da população brasileira. Embora alguns dos pleitos ainda estejam em análise e cobrados periodicamente, o trabalho do Sinog é permanente para fazer frente às frequentes alterações na regulação da saúde suplementar.

O Sinog vislumbra um futuro promissor para o segmento odontológico, considerando que apenas 11% da população brasileira possui algum tipo de plano odontológico e um gap a conquistar de 30 milhões de beneficiários com planos médico-hospitalares. Além do mais, há nichos de mercado regionais que precisam ser trabalhados pelas operadoras locais e que podem representar, no conjunto das ações de melhoria da qualidade da saúde bucal, uma expressiva contribuição à população mais afastada dos grandes centros urbanos.

Com abrangência nacional, o Sinog representa, atualmente, cerca de 300 operadoras exclusivamente odontológicas na modalidade de Odontologia de Grupo, responsáveis pelo atendimento a 13,5 milhões de pessoas. Se considerarmos as operadoras com vínculo às medicinas de grupo, passamos para 380 operadoras e um total de 17,2 milhões de beneficiários. Ou seja, o Sinog representa hoje 69% das operadoras e 79% dos beneficiários de todo o segmento odontológico. E é consubstanciado nestes números que o Sinog acaba exercendo sua força institucional amparado pelas demais entidades representativas.

Temos a nosso favor um produto acessível à maioria das pessoas, seja na contratação individual e familiar, como na adesão aos planos coletivos empresariais. Soma-se a isso um extenso rol de procedimentos obrigatórios que supre o indivíduo acima das necessidades básicas para a prevenção e manutenção da saúde bucal. A rede de profissionais credenciados permite ao usuário escolher o consultório que lhe for mais conveniente e ao cirurgião-dentista lhe é permitido oferecer os procedimentos não cobertos, gerando novos negócios e a fidelização do cliente.

Diante da ausência de ações permanentes que insiram a melhoria da condição da saúde bucal nas políticas públicas de atenção básica, a oferta de planos odontológicos supre uma grande demanda dos brasileiros que não têm acesso aos consultórios particulares.

. Por: Geraldo Almeida Lima, é presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (SINOG).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira