Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2008 - 11:18

AES Eletropaulo moderniza iluminação e climatização da Sala São Paulo

Novas instalações geram economia anual de 1.825 MWh.

A Sala São Paulo, melhor sala de concertos da América Latina, inicia a temporada 2008 mais iluminada. É que a AES Eletropaulo investiu R$4 milhões na modernização dos sistemas de iluminação e climatização da sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo, tornando-os mais modernos e eficientes.

Essa ação faz parte do amplo Programa de Eficiência Energética da AES Eletropaulo, que destina anualmente 0,5% do seu faturamento a ações que evitam desperdício de energia e contribuem para o uso racional e eficiente dos recursos energéticos.

Segundo Max Xavier Lins, diretor de Clientes Corporativos da AES Eletropaulo, a eficientização da Sala São Paulo deve gerar economia anual de 1.825 MWh. “Isso equivale ao consumo de quase 1.000 residências”, explica.

O projeto de iluminação implantado pela AES Eletropaulo na Sala São Paulo foi elaborado pela Philips e contempla a substituição de 2.400 luminárias internas e 200 conjuntos de lâmpadas externas. Foram empregadas soluções em LED, o que há de mais avançado em tecnologia de iluminação. Além de conferir maior qualidade, o novo sistema resultará em uma economia de 76% no uso de energia.

“Este projeto utiliza a mesma tecnologia de outros importantes monumentos mundiais, como o Palácio de Buckingham e a Bolsa de Valores de Frankfurt”, destaca Yoon Young Kim, vice-presidente de Iluminação da Philips do Brasil. Além da economia de energia, o executivo destaca que as novas lâmpadas têm vida útil superior às anteriores, o que significa menor gasto também com manutenção.

A substituição da iluminação foi concluída em fevereiro de 2008 e no segundo semestre será concluída a modernização da climatização do local. “Faremos a troca do sistema de ar-condicionado por uma central com capacidade de climatização maior” e mais eficiente, conta Max.

Para Marcelo Lopes, diretor Executivo da Fundação OSESP, a iluminação externa passa a ser um atrativo especial. “Com a ajuda da AES Eletropaulo, dentro do seu Programa de Eficiência Energética, a fachada da Sala São Paulo ganha uma iluminação moderna por meio de um sistema de LEDs da Philips, que trará um efeito estético ainda inédito na cidade. Dentro da mesma parceria, todo o sistema de ar-condicionado será modernizado. Com essas duas intervenções a Sala São Paulo, sede da OSESP passa a ser um dos prédios mais econômicos do ponto de vista do consumo de energia elétrica”.

Segundo Lopes, esses são alguns dos frutos de uma gestão muito bem-sucedida do Governo do Estado de São Paulo na área da Cultura, conduzida a partir da implantação do modelo de Organizações Sociais. A parceria com a Fundação OSESP já vem dando mostras muito convincentes da eficiência desse modelo e sedimentando um novo padrão na gestão pública.

“Para o futuro, reservamos ainda novos projetos, certos de que o público de São Paulo terá ainda mais motivos para continuar a apreciar a OSESP e a Sala São Paulo”, finaliza o diretor.

No decorrer de 2008, a AES Eletropaulo também implementará projetos de Eficiência Energética em outras instituições culturais como Teatro Municipal, Pinacoteca do Estado e Cinemateca, além de contemplar empresas públicas e privadas de diversos setores.

Perfil da AES Eletropaulo - A AES Eletropaulo distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo - incluindo a Capital - que, juntos, abrigam uma população de 16,3 milhões de habitantes. A área de concessão atendida pela empresa abrange 4.526 km² e concentra a região socioeconômica mais importante do país com 5,6 milhões de unidades consumidoras. Em faturamento, a AES Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina.

OSESP - Instituída em junho de 2005, a Fundação Osesp administra a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sala São Paulo e, conseqüentemente as relações de trabalho de mais de 290 pessoas – entre músicos, administração e técnicos – permitindo maior agilidade administrativa, ampliação de parcerias e melhoria na qualidade dos serviços oferecidos. Com 130 apresentações anuais em sua temporada de concertos, a Orquestra foi fundada pelo maestro Souza Lima em 1954 e durante 24 anos comandada por Eleazar de Carvalho. Desde 1997, tem a direção artística do maestro John Neschling. Sua sede é a Sala São Paulo, com 1.484 lugares.

Philips - A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 83 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, equipamentos para recepção de TV por assinatura via satélite, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais e iluminação, a Philips do Brasil atua ainda nos setores de telecomunicações, informática e equipamentos médico-hospitalares. | www.philips.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira