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22/07/2016 - 07:54

Como embalagens e rótulos influenciam na compra e fidelizam o cliente


Os distribuidores criam técnicas cada vez mais eficazes para conquistar o consumidor.

Você realmente compra o que quer? As embalagens e os rótulos dos produtos têm o poder de seduzir o consumidor. Eles são o primeiro ponto de contato físico do cliente com a marca, isso significa que as embalagens podem causar uma boa ou má impressão sobre o item.

Investir em um novo design gráfico pode ser uma solução para impulsionar as vendas em tempos de economia estagnada. Um produto que atrai visualmente o cliente tem mais chance de sair das prateleiras do mercado e ir para o carrinho do consumidor. Para isto, é preciso que a nova embalagem atenda aos desejos do comprador daquele produto. A diretora de arte da Modo Design, agência especializada em branding e design de embalagens, Isabelle Lavigne, explica que com um trabalho de imersão no universo do consumidor é possível traçar o perfil do cliente e suas reais necessidades: “ Realizamos uma imersão para entender quais os pontos mais importantes no projeto da embalagem. Forma, códigos visuais do consumidor, funcionalidade e restrições de uso ou produção são estudados caso a caso. ”, diz a empresária, que em 2015 teve projetos aprovados para a Bienal Brasileira de Design.

Além de influenciar na escolha do cliente, reformular o design de um produto pode reduzir o custo da embalagem e, consequentemente, aumentar o faturamento da marca: “Junto ao cliente e ao fornecedor definimos o custo viável para as embalagens, e a partir disso adaptamos materiais e processos de produção, sem perder a qualidade do projeto”, explica Isabelle Lavigne.

Manter um consumidor por vários anos não é uma tarefa fácil, é muito importante conquistá-lo. Há episódios em que a empresa decide retomar conceitos antigos, o que inclui embalagens, para alavancar as vendas e reposicionar a marca no mercado. A LovBev, gestora da marca Grapette, é um exemplo. Em 2015, a empresa retomou o logotipo da década de 1990 e reproduziu nas garrafas pet o efeito retorcido dos antigos recipientes feitos de vidro “Retomamos o logotipo dos tempos áureos da marca para provocar nostalgia nos consumidores”, contou Claudio Rodrigues, CEO da LovBev. A empresa resgata o passado e aposta no futuro e vai lançar, ainda este mês, a latinha de 350ml do refrigerante.

A relação embalagem — compra — consumidor é comum de identificar no setor alimentício. Diversas vezes entramos em um supermercado para comprar um produto e saímos com várias sacolas. Em um supermercado, “nada é por acaso”. Sabendo da importância de uma boa embalagem na escolha dos produtos, o setor alimentício é um dos principais a apostar em uma identidade visual de qualidade. A Megamatte - referência no segmento de alimentação mais saudável – investiu R$ 200 mil para reformular sua identidade visual. A nova marca, elaborada por uma consultoria especializada, trocou o fundo branco, por tons verde e laranja. O nome da empresa, com uma tipologia unificada, proporciona uma leitura contínua do nome Megamatte. A nova caixa Tetra Pak da marca também passou por uma repaginada, dando maior destaque para os atributos ao chá mate, que é orgânico.

O Sorvete Itália também repaginou suas embalagens ao lançar uma linha de picolés alcóolicos inspiradas no samba e na capoeira. Os sabores Caipirinha de limão – cachaça com limão e Batida de coco – feito com leite de coco, leite condensado, coco e cachaça, são vendidos em embalagens que buscam expressar a descontração e a musicalidade dos temas.

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