Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2016 - 08:19

Vendas do comércio do Rio recuaram 3,6% em junho, aponta CDL Rio

Foi o pior índice para o mês de junho dos últimos dez anos.

As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro recuaram 3,6% em junho em relação ao mesmo mês de 2015. Foi o pior índice registrado no varejo carioca para o mês de junho desde 2006. Os números são da pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, que ouviu cerca de 500 estabelecimentos comerciais da Cidade. No acumulado do primeiro semestre do ano (janeiro/junho) em relação à igual período de 2015 também houve um recuo de 6,8%. Em relação ao mês anterior (maio) houve um aumento de 3,3%.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, o mês de junho, que sempre foi aquecido pelas vendas do Dia dos Namorados, uma das datas comemorativas mais fortes do comércio, este ano teve um baixo desempenho, influenciando significativamente no resultado do mês, o menor para o mês de junho dos últimos dez anos.

A pesquisa mostra também que todos os setores do Ramo Mole (bens não duráveis) e do Ramo Duro (bens duráveis) apresentaram resultados negativos. Os que registraram as maiores quedas no faturamento no Ramo Mole foram Tecidos (- 5,1%), Calçados (-4,5%) e Confecções (-2,8%) e no Ramo Duro (bens duráveis) Óticas (-7,8%), Móveis (-6,7%), Jóias (-6,2%) e Eletro (-3,7%). A venda a prazo com menos 2,5% e a venda à vista com menos 4,8% foram as formas de pagamento preferidas pelos consumidores.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, a pesquisa mostrou que, em junho, no Ramo Mole as lojas do Centro venderam menos 5,6%%, as da Zona Sul menos 3,8% e as da Zona Norte menos 1,6%. No Ramo Duro, as lojas do Centro faturaram menos 7,5%, as da Zona Norte menos 3,6% e as da Zona Sul menos 2,6%.

Inadimplência — A inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro aumentou 2,1% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Serviço Central de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro - CDLRio. Foi a mais alta dos últimos quatro anos. As consultas (ítem que mede o movimento do comércio) e as dívidas quitadas cairam, respectivamente, 3,8% e 2,2% também em relação a junho de 2015.

Ao comparar junho com o mês anterior (maio), os registros do CDLRio mostram que as consultas e a inadimplência diminuíram, respectivamente, 3,7% e 2,4% e as dívidas quitadas aumentaram 12,1%.

No acumulado dos seis meses do ano (janeiro/junho) de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015 as consultas e as dívidas quitadas diminuíram, respectivamente, 7,1% e 2,3% e a inadimplência cresceu 1,4%, a mais alta desde 2014.

Cheque —Segundo o registro de cadastro do LIG Cheque da entidade, em junho em relação ao mesmo mês do ano passado as consultas e as dívidas quitadas diminuíram, respectivamente, 9,5% e 1,1% e a inadimplência cresceu 2,3%.

Comparando-se junho com o mês anterior (maio), as consultas, a inadimplência e as dívidas quitadas aumentaram, respectivamente, 0,9%, 0,3% e 1,4%.

No acumulado dos primeiros seis meses de 2016 (janeiro/junho) em relação ao mesmo período de 2015, as consultas e as dívidas quitadas diminuíram, respectivamente, 10,7% e 0,6% e a inadimplência cresceu 1,4%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira