Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2016 - 08:32

O primeiro investimento

Alguns investidores sempre continuarão investindo em caderneta de poupança. Os motivos que determinam este comportamento podem ser diversos, como segurança, desconhecimento de outras aplicações e até comodidade pela facilidade de aplicação.

Entretanto, existem outras aplicações atualmente consideradas tradicionais e melhores, como as aplicações em títulos públicos ou Tesouro Direto, previdência privadas. Podem também ser melhores as aplicações em fundos de investimento, certificados de depósitos bancários e interbancários conhecidos como aplicações em CDB’s e DI’s.

Para a pessoa física que resolve começar a preparar sua estratégia de investimentos no mercado financeiro, temos, portanto, diversas alternativas de aplicações. Não faltam alternativas. Deve-se, entretanto, observar que o processo de escolha para um “investimento financeiro” deve ser analisado levando em conta o perfil de cada aplicador.

As próprias instituições financeiras, no qual o investidor possui contato, avaliam este perfil. Deve-se considerar a disposição do investidor em correr riscos, rentabilidade ou remuneração desejada, taxas e incidência de impostos ou contribuições, benefício tributário a ser obtido e observar o período de tempo em que esse dinheiro ficará investido.

Um exemplo importante ao considerar o benefício tributário obtido são os investimentos nas aplicações em previdência privada. Ao investir em um plano de previdência privada, o aplicador pode escolher entre duas modalidades, e que diferem basicamente em sua tributação.

O “Plano Gerador de Benefício Livre” ou PGBL e o “Vida Gerador de Benefício Livre” ou VGBL. O PGBL é mais vantajoso para quem faz a declaração de Imposto de Renda, ou IR, com base anual. É tributado direto na fonte, sendo possível deduzir o valor das contribuições de sua base de cálculo do IR.

Isto permite uma redução do valor do imposto ou, então, aumentar a restituição do IR. No VGBL, a tributação ocorre sobre o ganho de capital, sendo mais indicado, muitas vezes, para quem faz declaração simplificada.

. Por: Agostinho Celso Pascalicchio, professor de economia, economia da energia e engenharia econômica/finanças. | Perfil da Mackenzie —A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira