Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2016 - 08:54

Gestores de frotas tendem a aumentar tempo de uso dos carros

De acordo com os dados da pesquisa global Corporate Vehicle Observatory 2016 (CVO), apresentada no Brasil pela Arval, empresa gestora de frotas do Grupo BNP Paribas, chama a atenção o tempo de uso dos carros, que aumentou em todos os países pesquisados, independentemente do tamanho da frota.

Na União Europeia, na categoria veículos de passageiros, 19% dos entrevistados acreditam que irá aumentar o tempo de uso da frota, enquanto no Brasil este percentual foi de 27%. Em 2015, 19% dos entrevistados acreditavam em aumento. No Brasil, esta diferença é mais acentuada em empresas com grandes frotas: 40% dos entrevistados acreditam em aumento do tempo de uso em relação ao ano anterior, tanto em frota de carros de passageiros, quanto em comerciais leves. Na Europa, o indicador ficou em cerca de 20%.

“A mudança de comportamento dos gestores de frota em relação à frequência de troca dos veículos pode ser atribuída a vários fatores, entre os quais a manutenção constante que faz com que o carro se mantenha em melhor estado e a busca constante por economia de custos nas empresas de todos os países”, explica Ricardo De Bolle, diretor comercial da Arval Brasil. “Em contratos em que a troca era feita com 3 anos, houve alongamento gradativo para 4 ou 5 anos no Brasil”.

A busca pela redução de custos foi evidenciada no CVO 2016. Quando os gestores foram questionados se teriam interesse em uma tecnologia que permitisse reduzir os custos da frota, o índice ficou em 69% dos entrevistados brasileiros, o que representa 7 em cada 10 empresas brasileiras. A resposta do Brasil só perde para Turquia, onde o índice ficou em 88%.

As novas tecnologias, como a telemetria, se apresentam como uma aliada para os gestores de frota que buscam redução de custos. A tecnologia que permite monitorar consumo de combustível, comportamento do condutor e localização de veículos é usado por 29% das empresas brasileiras e 33% das europeias, em parte de suas frotas. Na Europa, percebe-se um maior conhecimento das vantagens da telemetria por parte dos gestores de frota: para monitorar dados técnicos do veículo e reduzir custos de manutenção, o índice foi de 28%na Europa, contra 10% no Brasil. “Existe muito espaço e potencial para a telemetria ser usada no Brasil com vantagens em vários segmentos, como aumento dos controles de uso dos veículos corporativos e de consumo de combustível”, esclarece De Bolle.

Mas, segundo a pesquisa, apesar da crise econômica brasileira, o otimismo prevalece: 55% dos gestores entrevistados acreditam que a frota de sua empresa vai aumentar nos próximos 3 anos, contra 15% que supõem que vai diminuir. Em empresas com grandes frotas – mais de 25 carros – a percepção de que vai crescer chega a 66%. Uma questão é quase unanimidade entre os gestores, de acordo com o CVO: o carro ainda é considerado um benefício para 62% dos brasileiros e 59% dos europeus.

Realizada pela CSA e apoiada pela Arval desde 2002, a pesquisa deste ano ouviu 2.993 gestores de frotas de empresas da Europa, Rússia, Turquia e Brasil com, no mínimo, 10 empregados, e foi realizada entre 25 de janeiro a 12 de fevereiro de 2016. No Brasil a pesquisa é realizada desde 2010 e em 2016 foram abordadas 194 empresas.

Arval —Fundada em 1989 e parte do grupo BNP Paribas, a Arval é uma empresa especialista em terceirização de frotas. Em 2015, a empresa conquistou um crescimento de 10% em sua frota e espera um crescimento de 15% em sua frota e faturamento em 2016. A Arval oferece a seus clientes – sejam eles empresas pequenas, médias, grandes ou internacionais – soluções personalizadas para otimizar a mobilidade de seus colaboradores, redução de custos e terceirizar riscos associados à frota de veículos. Consultoria especializada, disponibilidade e qualidade de serviços, bases do comprometimento da Arval com seus clientes, são entregues em 28 países por mais de 5.500 colaboradores. A frota total de veículos gerenciados pela Arval soma mais de 949 mil veículos pelo mundo (dados de dezembro de 2015). A Arval é membro fundadora da aliança global Element-Arval, a maior aliança estratégica da indústria e a líder mundial com 3 milhões de veículos em quase 50 países. Dentro do Grupo BNP Paribas, a Arval se insere na divisão de Retail Banking & Services. |www.arvalbrasil.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira