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23/07/2016 - 09:33

Produtos brasileiros de exportação ganham Show Room no hall da ACRio


Mais de 200 empresas se revezam na exposição do Chama Empreendedora.

O pão de queijo do Seu Ninico, feito com queijo artesanal mineiro, que fica crocante por fora e macio por dentro; o sorvete sem lactose, sem glúten, sem conservantes e sem gordura vegetal com sabores da Amazônia, como o taperebá, murici, açaí, castanha do Pará, cupuaçu, cumaru, jambu e tapioca; a cachaça Abaíra, uma tradição de quase 200 anos da Chapada Diamantina; as redes Santa Luzia, feitas com algodão natural colorido, um produto 100% paraibano, são alguns dos produtos que estarão no showroom do programa Chama Empreendedora, que será inaugurado no dia 25 de julho (segunda-feira), ao meio dia, no hall de entrada da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), Rua da Candelária, 9, Centro do Rio de Janeiro (RJ).

Até o dia 16 de setembro produtos de 215 empresas dos setores de alimentos, bebidas, decoração, tecnologia, vestuário, joalheria e farmacêutico e cosméticos, de 16 estados de todas as regiões do Brasil, selecionadas por seus potenciais de exportação, após participarem do circuito da Chama Empreendedora, se revezarão em exposição no showroom. O objetivo é mostrar aos participantes dos Jogos Olímpicos presentes na cidade o potencial competitivo e exportador das empresas brasileiras. O presidente da ACRio, Paulo Protasio, diz que o Chama Empreendedora impulsiona o ambiente de negócios, em especial, as exportações, e, consequentemente, contribui para a retomada do desenvolvimento econômico do país.

Ainda na segunda-feira, às 12h30min, após a abertura do showroom, será realizado o tradicional Almoço do Empresário da ACRio, com a presença de Daniel Godinho, secretário de comércio exterior do MDIC, do gerente de acesso a mercados e serviços financeiro do Sebrae Nacional, Alexandre Comin e de Paulo Protasio, entre outros.

Chama Empreendedora — O showroom a ser inaugurado é uma das ações de exposição dos produtos brasileiros arregimentados pelo Chama Empreendedora. Outra ação é um catálogo bilíngue, que será distribuído em 32 países apontados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) como mercados prioritários para as exportações brasileiras, além do site “Vitrine do Exportador” que já reúne mais de 23 mil usuários.

Idealizado pela ACRio com as parcerias do Sebrae, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Confederação dos Jovens Empresários e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e dos Correios, o Chama Empreendedora já percorreu 16 estados, com participação das associações comerciais, das redes empresariais, de jovens empresários locais e de articuladores regionais dos parceiros nacionais. Congregou 135 organizações e reuniu 1.154 participantes de todo o Brasil.

O Chama Empreendedora visa aumentar a competitividade empresarial brasileira com enfoque na exportação. Aposta noassociativismo e na iniciativa privada, principalmente, nas micro e pequenas empresas, e na união de esforços entre as diversas esferas da sociedade. Em seus encontros apresentou aos empresários temas como a implementação do Plano Nacional de Exportações; a experiência do Projeto Sebrae no Pódio e a facilidade do Exporta Fácil pelo Correios. Nesta primeira etapa, realizada ao longo do primeiro semestre de 2016, a Promoção da Cultura de Exportação no Brasil foi o foco.

Francisco Marins, coordenador do Sebrae no Pódio, diz que o projeto nasceu para que as MPEs brasileiras possam atender às demandas de produtos e serviços dos grandes eventos esportivos mundiais. No momento já há negociações com Coréia do Sul, Austrália e Inglaterra, principalmente para empresas dos setores de turismo, saúde, educação, petróleo e gás, energia, esporte, uso eficiente da água e sustentabilidade.

Marins apontou ainda a entrega da Classificação internacional pelo Sistema UNSPSC — The United Nations Standard Products and Services Code — para todas as empresas selecionadas como potenciais fornecedores dos Jogos como um dos legados do programa Sebrae no Pódio. A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda a adoção do código UNSPSC para viabilizar transações comerciais de materiais, produtos e serviços que utilizam um padrão internacional.

Cenário - Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Brasil deve receber 350.000 turistas, dos quais 100 serão chefes de Estado e de Governo, com reforço extraordinário na divulgação da imagem da cidade do Rio de Janeiro. A divulgação dos Jogos poderá alcançar cinco bilhões de pessoas em todos os continentes, com ampliação das oportunidades de negócios para empresas de todo o país. Os organizadores do Chama Empreendedora consideram este um momento privilegiado para ajudar no esforço de elevar a participação brasileira no volume total de exportações no mundo, que é de apenas 1,2%. O Show Room no hall da ACRio está no coração financeiro da cidade, a uma rápida caminhada da Região Portuária, e poderá ser uma excelente oportunidade para empresários, agentes de desenvolvimento e diplomatas fazerem networking.

Show Room, na ACRio – Rua da Candelária, 9 – Centro do Rio de Janeiro, de 25 de julho a 16 de setembro, às segundas a sextas-feiras das 9 às 18 horas, e sábados das 9 às 12 horas.

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