Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/07/2016 - 07:48

O futuro da energia no Brasil está na geração distribuída

Eficiência, estabilidade da operação e economia estão entre as vantagens da cogeração.

Já se foi o tempo em que as matrizes hídricas eram encaradas como a única e mais acertada fonte de energia no Brasil. Ao contrário, esse modelo está saturando e vem dando espaço para outras formas de energia como a cogeração. As razões para essa mudança são muitas e, sobretudo, econômicas.

Para começar, no sistema de distribuição centralizado, o local de produção de energia fica longe dos centros consumidores, refletindo em volumes significativos de perdas no sistema. Atualmente, o Brasil tem perda de 18% de toda energia gerada, algo em torno R$ 8 bilhões todos os anos. Só esse fator já justificaria a busca por uma geração de energia mais eficiente e com tempo de resposta mais curto diante de eventuais demandas ou ofertas.

Outro fator importante é que no modelo hídrico são necessários investimentos em grande escala, licenciamento ambiental e obras que levam anos até serem concluídas. Além disso, a capacidade de armazenamento caiu de 6,3 meses para 4,7 meses nos últimos dez anos e a previsão é que alcance apenas 3,8 meses até 2018, pouquíssimo tempo no que diz respeito a planejamento econômico e empresarial.

Diante desse cenário, a geração distribuída tem alcançado novo status na matriz nacional, aumentando sua importância e incrementando o modelo da cogeração, onde os grandes consumidores podem gerar sua própria energia de acordo com necessidades específicas e ainda explorar o potencial de economia no processo produtivo e até mesmo comercializar a energia excedente.

Quando falamos de necessidades específicas e energia excedente, estamos falando sobre disponibilidade de energia adequada ao negócio que se deseja instalar; horários de ponta, onde os preços praticados são mais altos e energia gerada não consumida. Um bom exemplo são os shoppings centers que não funcionam sem a energia necessária para iluminar, refrigerar e manter as máquinas funcionando no horário comercial. Num modelo de cogeração, além de não depender da oferta pública regular ou não, o shopping que gerar sua própria energia pode disponibilizar para a rede a energia produzida no horário em que suas lojas estão fechadas. Nesse caso, além de economizar com a produção da própria energia, o shopping ainda pode lucrar com o que não é consumido. O mesmo se aplica às indústrias, condomínios corporativos, hospitais, hotéis etc.

“A geração distribuída oferece vantagens sobre a geração central, pois, além de operar em paralelo com a rede o que aumenta a segurança no fornecimento, a unidade de geração próxima ao consumo permite a diminuição das perdas associadas ao transporte de energia, economiza investimentos em transmissão, melhorando a estabilidade do serviço de energia elétrica”, afirma José Eustáquio da Union Rhac, empresa brasileira que há 25 anos atua em todas as vertentes que envolvem a geração distribuída de energia.

Vantagens da Geração Distribuída: • Geração Distribuída (GD) leva a oferta de energia para perto dos centros consumidores. • Estabiliza a disponibilidade de energia funcionando como backup em momentos de blackout. • Prazo curto de construção. • Plantas com alta eficiência (80% em cogeração). • GD é geralmente utilizada em indústria eletro-intensiva, prédios comerciais e shopping centers. • Brasil teria redução de custos de implantação (custos de capital) com a GD, quando comparada à geração centralizada. • Os preços de tarifas ao consumidor diminuiriam a medida que a capacidade da GD aumentasse.

A Union Rhac é uma empresa com foco em geração distribuída operando no Brasil com capacidade para atuar em todas as etapas do processo. A Union Rhac é uma empresa de engenharia especializada em cogeração, geração, central de água gelada e recuperação de energia para grandes matrizes, nos quais a empresa projeta, constrói, operam e mantêm. A expertise em todo o processo permite que Union Rhac também opere com o sistema de B.O.T. (Build, Operate and Transfer) com parceiros, no qual os investimentos podem ser realizados pela empresa, com faturamento ao cliente somente após o início da operação das instalações.

Union Rhac — Empresa de engenharia especializada em geração, cogeração e chillers por absorção, a Union Rhac é formada por profissionais de engenharia com experiência em empreendimentos industriais e prediais, voltados para a eficientização, economia de energia e climatização. Amplamente habilitada a executar a capacitação técnica e de recursos de estudos de viabilidade técnico-econômico, elaboração de projetos e execução de sistemas de geração de energia elétrica a gás natural e biogás. A empresa dispõe de capacitação técnica e recursos para a elaboração de projetos e execução de obras que seguem padrões e normas internacionais trazendo a importantes obras alta tecnologia energética, eliminação de riscos de blecautes e grande economia para empresas dos setores industrial, comercial e de serviços aliado a contribuição ao meio ambiente. Com 25 anos de existência a Union Rhac contabiliza mais de 45 plantas de cogeração realizando toda a engenharia e implantação de sistemas, podendo também operar e manter o projeto. |www.unionrhac.com.br.

José Eustáquio M. da Silva –— Desenvolvimento de Negócios — Union Rhac: especialista em negócios, membro da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Iniciou sua carreira na área de utilidades no setor siderúrgico onde possui formação técnica, participou da implantação do programa de qualidade e adquiriu boa parte de sua experiência técnica e de gestão. Teve passagem pela indústria química, especializou-se em plantas criogênicas e atuou como gerente de unidades. Em 2003 ingressou no setor elétrico atuando na área de desenvolvimento de novos negócios e iniciou sua carreira em 2012 na Union Rhac como consultor de desenvolvimento de novos negócios, tornando-se no ano seguinte sócio da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira