Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2008 - 12:05

Pesquisador do IEA indaga: o que ocorreu na safra de cana-de-açúcar 2007/08?

“A safra 2007/08 foi um reflexo negativo, em termos de preço, da euforia da safra passada, isto é, os investimentos e as decisões tomadas nesta safra tomaram como base os números de 2006, números e indicadores atípicos. Essa decisão acarretou em uma oferta de álcool além da capacidade de demanda interna e externa, com conseqüências nos preços do álcool e da cana-de-açúcar”.

É assim que o pesquisador do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IEA), Sérgio Torquato, procura definir o que ocorreu na safra 2007/08. “A produção de açúcar no Brasil, estimada em 26 milhões de toneladas, com um aumento de 1,63% em relação à safra anterior, dificulta o enxugamento do mercado, que está com excedentes”, explica.

O pesquisador fala de preços “menos animadores do que esperavam os mais eufóricos do mercado”, resultado de uma expectativa “irrealista” em relação à demanda de açúcar e álcool. Ele questiona se existem sistemas de mercado capazes de captar os diversos movimentos de um setor em “explosão” e se faltou planejamento.

Para o álcool, conclui que o foco deve ser colocado no mercado interno e que a construção do externo deve ser feita com cautela, tempo e muitas negociações. “Enquanto se constrói esse mercado é necessário que se invista pesadamente em infra-estrutura de escoamento do álcool para exportações, para que no futuro os custos de logística sejam competitivos com os demais potenciais produtores mundiais”, recomenda. | www.iea.sp.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira