Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2016 - 08:05

Rio Export: Sistema FIRJAN homenageia indústrias que mais exportaram no estado em 2015

O Sistema FIRJAN realizou, no dia 1º de agosto(segunda-feira), a 19ª edição do Prêmio Rio Export, que tem o objetivo de valorizar e estimular o desempenho das indústrias do estado do Rio de Janeiro nas relações com o mercado externo. O prêmio é entregue anualmente às empresas fluminenses que mais se destacam em diversas categorias, de acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A Petrobras foi premiada como destaque hors concours pelo volume comercializado externamente em 2015, que corresponde a quase metade do que foi exportado pelo estado.

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ressaltou a importância da empresa para a economia do país. “A Petrobras é um símbolo Brasil. Os desafios são muitos, mas já é possível vislumbrar um cenário de esperança. Isso vale não só para a Petrobras, mas para todas as empresas. Temos aqui exemplos de que esse trabalho pode trazer bons resultados.”

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, agradeceu o reconhecimento e destacou a necessidade de uma melhoria no ambiente de negócios para as relações comerciais. ”Ainda há muito para fazer. Não é possível haver investimentos, para que a gente possa produzir mais, sem que tenhamos, ao mesmo tempo, confiança nos números da economia e condições objetivas no ambiente geral de negócios no nosso país.”, destacou.

Ao longo de 19 anos, o Rio Export já homenageou mais de 70 empresas. A iniciativa foi lançada em 1998 e faz parte da missão da FIRJAN Internacional de apoiar o empresário do estado no desenvolvimento de fluxos de negócios internacionais e de estimular o comércio exterior.

Em 2015, o Rio de Janeiro foi o quarto estado com mais exportações no país, com 8,9% de participação. No primeiro semestre de 2016, apesar de uma queda no total das exportações, a venda de produtos industrializados para o mercado externo aumentou 4% em relação ao mesmo período no ano passado. Essa foi a primeira vez, desde 2006, que as exportações de produtos industrializados superaram as exportações de produtos básicos.

Além da Petrobras, também foram premiadas as empresas: GE Celma, PSA – Peugeot-Citroën do Brasil, Produtos Roche Qúímico e Farmacêutico, Osklen, H. Stern, Brasken, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, Globo Comunicação e Participações e Arlanxeo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira