Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2016 - 08:05

Presidente da Petrobras defende regras estáveis para investimentos no setor de petróleo

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, defendeu no dia 1º de agosto (segunda-feira), a estabilidade das regras do setor de petróleo, classificando de “absolutamente fundamental” para a indústria, que se caracteriza por investimentos elevados com prazo longo de retorno de até 15 anos, após aplicar recursos e começar a fazer perfurações à procura do produto.

“Estamos falando em estabilidade das regras do jogo em todos os campos, no regulatório e no tributário”, informou após receber, pela Petrobras, o prêmio Rio Export.

Pedro Parente afirmou que a necessidade de estabilidade das regras não se restringe ao governo federal, mas também no âmbito do governo estadual. Para o presidente, mudanças definidas no Rio de Janeiro podem influenciar os resultados dos próximos leilões do setor.

“Certas regras estão causando bastante apreensão e preocupações do que pode acontecer nos próximos leilões em relação às áreas que estão na abrangência do estado do Rio de Janeiro”, disse.

Além da estabilidade das regras do setor, o presidente falou sobre a necessidade de o Brasil voltar a ter um bom ambiente geral de negócios e confiança na economia. “Ambiente geral de negócios, estabilidade das regras do jogo e confiança na economia para nós são coisas que certamente virão e, com isso, vamos ver um outro quadro no nosso país. Como já se registrou aqui, a gente começa a ver sinais importantes de, pelo menos dizer, que paramos de piorar. Vamos voltar a melhorar e a ter realmente a situação que realmente este país merece”, acrescentou.

No fim do ano passado, o governo estadual sancionou lei criando o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) na produção de petróleo com alíquota de 18%. Também foi criada uma taxa de fiscalização ambiental.

Durante a cerimônia de entrega do prêmio, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), no centro do Rio, Parente lembrou que nod ia 2 de agosto(terça-feira), completa dois meses na presidência da empresa e elogiou o quadro de funcionários, que, segundo ele, foi atingido pelas denúncias de corrupção.

“É uma empresa construída por um extraordinário quadro de colaboradores, um deles presente aqui, que é Solange Guedes, diretora de Exploração e Produção. Outros diretores, como a Solange, também funcionários de carreira da empresa, têm mais de 30 anos de operação na Petrobras. Quero fazer esse registro, porque, se tem alguém muito machucado com a crise que a empresa passou nos últimos anos, com espetáculos horrorosos de corrupção, certamente foi a imensa maioria dos nossos colaboradores, que é honesta, dedicada, competente e comprometida com a empresa”, destacou.

Firjan —Essa foi a 19ª edição do prêmio Rio Export, criado pela Firjan para valorizar e estimular o desempenho das indústrias do estado do Rio de Janeiro nas relações com o mercado externo. Neste período, foram homenageadas mais de 70 empresas.

De acordo com a Firjan, em 2015 o Rio de Janeiro foi o quarto estado com mais exportações no país, com 8,9% de participação. Nos seis primeiros meses de 2016, mesmo com queda no total das exportações, a venda de produtos industrializados para o mercado externo registrou crescimento de 4%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Conforme a Firjan, pela primeira vez desde 2006, as exportações de produtos industrializados superaram as exportações de produtos básicos. | Abr.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira