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02/08/2016 - 08:27

Parceria entre VLI e Fibria possibilita transporte de madeiras por ferrovia em longas distâncias

Operação conjunta entre as empresas resultou em investimento de R$ 6 milhões para adaptação de 214 vagões-plataformas.

Uma parceria entre a VLI, empresa de soluções logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, e a Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, vai possibilitar o transporte de madeira em longas distâncias por meio de ferrovia. Normalmente este produto tem seu deslocamento feito por modal rodoviário, que é mais adequado para curtas distâncias. Já o modal ferroviário é reconhecido por ser mais eficiente e competitivo em longos trajetos.

O contrato firmado entre as empresas prevê o transporte da madeira produzida na região de Sete Lagoas (MG), com destino à fábrica da companhia de celulose em Aracruz (ES), numa distância de aproximadamente 700 km. Para viabilizar a operação, VLI e Fibria firmaram acordo conjunto de investimento de R$ 6 milhões que resultou na adaptação de 214 vagões-plataforma.

Os primeiros 150 vagões reformados já entraram em operação e o restante dos equipamentos deverá estar pronto até o final de agosto. Atualmente, cada viagem até Aracruz é composta por 40 vagões. Com a solução encontrada pelas empresas, a expectativa é que, nos próximos cinco anos, sejam transportados cerca de 2 milhões de metros cúbicos de madeira (1,71 milhões de toneladas).

“Estamos trabalhando para desenvolver novos modelos de vagões para atender demandas como esta. O transporte de madeira em longas distâncias é algo novo e parcerias como a da Fibria nos estimula a criar novas soluções que resultem em ganhos de escala e competitividade”, diz Juliana Telles, gerente comercial da VLI. A empresa foi a responsável pelo desenvolvimento da engenharia dos vagões-plataformas no transporte da madeira.

Para receber o material dos produtores, a Fibria instalou um pátio de embarque localizado estrategicamente no Terminal Ferroviário de Sete Lagoas. Além disso, está redimensionando o espaço físico e o layout de seu pátio na fábrica, em Aracruz (ES), para agilizar as operações de descarga.

Atualmente, o modal ferroviário representa 5% do transporte de madeira para a fábrica da Fibria. Com o novo contrato, esse percentual aumentará para 7% e permitirá a retirada de até 100 caminhões por dia das rodovias que ligam Minas Gerais e o Espírito Santo.

“Essa iniciativa faz parte da estratégia de logística florestal em Aracruz de investir na diversificação dos modais de transporte, reduzindo o uso de caminhões para o transporte de madeira e obtendo menores custos e menos riscos de acidente nas operações, principalmente em rodovias”, afirma o especialista em Logística Florestal da Fibria, Ezio Tadeu Lopes.

Além disso, o transporte ferroviário traz como benefício o menor impacto ambiental, já que há redução das emissões provenientes do consumo de combustíveis derivados de petróleo e menor consumo de produtos do segmento petroquímico, como pneus, por exemplo.

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

A Fibria —Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint operation com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros. | www.fibria.com.br.

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