Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2016 - 09:32

Economia de Caxias do Sul encolhe 12,4% no primeiro semestre

Indicadores divulgados nesta terça-feira pela CIC e CDL ainda apontam retração, mas expectativa é de retomada.

A indústria, comércio e serviços de Caxias do Sul não conseguiram segurar a retração da economia no primeiro semestre de 2016, que registrou uma queda de 12,4% no período. Os números do desempenho da economia local foram divulgados no dia 2 de agosto (terça-feira), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). No entanto, apesar dos números negativos, a expectativa é de melhora gradual do cenário nos próximos meses.

Em junho, a economia de Caxias do Sul registrou uma queda de 1,3% em comparação a maio e de 9,7%, se comparada a junho de 2015. O comércio foi o segmento que apresentou maior desempenho negativo, com decréscimo de 2,6% em junho sobre maio e de mais de 10% sobre junho do ano passado. Já a indústria registrou queda de 2% sobre maio, enquanto o segmento de serviços apresentou índice positivo, na mesma comparação, de 0,8%.

Conforme o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Mauro Corsetti, o comportamento apresentado no primeiro semestre do ano mostra que a tendência da economia de Caxias do Sul é de “despiorar”. “Os números recentes estão melhores do que os do final do ano passado”, observou Corsetti.

O Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias) mostrou que a indústria vem sinalizando há algum tempo a perda da capacidade produtiva e de competitividade. Horas trabalhadas (-36,2%) e massa salarial (-21%) foram os indicadores que mais decresceram na comparação entre junho deste ano e junho de 2015, seguidas de vendas industriais (-12,8%) e compras industriais (-6,1%). No primeiro semestre do ano, a atividade industrial registra queda de 14,2%.

No mês de junho foram fechados 729 postos de trabalho no município, o que corresponde a uma queda de 0,4% no número de vagas na comparação entre junho e maio. O setor mais atingido foi a indústria, que desligou 333 pessoas, seguida pelos serviços, com 223 postos eliminados. Os demais setores também fecharam vagas em junho. O mercado de trabalho de Caxias do Sul contabiliza, atualmente, 162.683 postos de trabalho com carteira assinada.

No comércio internacional, o saldo da balança comercial apresentou crescimento de 3,2% em junho sobre maio. Também houve crescimento no comparativo com junho de 2015, no acumulado de janeiro a junho deste ano e no acumulado dos últimos 12 meses. Em relação a maio, as importações cresceram 14,7%, e as exportações, 6%. Na comparação com o ano passado, o índice de queda das importações passou dos 30%, mas as exportações cresceram 2,7%.

A Argentina liderou o destino das exportações caxienses em junho, seguida do Chile e Estados Unidos, que juntos somam cerca de 40% do total. Já o ranking dos países de origem das importações locais mostra que a China lidera com 36,6%. Em seguida vêm Alemanha e Itália. Os três países representam mais da metade das compras no exterior. Os bens de capital continuam no topo da pauta tanto das exportações como das importações caxienses.

Para o também diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt, “parece claro que há um processo de retomada iminente”. O bom desempenho do mercado financeiro nos últimos meses é um forte indicativo disso. “Não queremos ser excessivamente otimistas e nem pessimistas de plantão. Acreditamos que a economia, com a definição do quadro político, pouco a pouco retornará ao crescimento”, enfatizou Schmitt.

Também participaram da coletiva o vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Zignani, a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo, o assessor de Economia e Estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira