Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2016 - 09:32

De Pérola das Colônias à Pérola Gaúcha: o plano estratégico que busca projetar Caxias do Sul para 2040

Iniciativa foi tema da palestra de Astor Schmitt na reunião-almoço da CIC no dia 1º de agosto (segunda-feira).

Nas últimas três décadas, Caxias do Sul, hoje com seus quase 500 mil habitantes e cerca de 50 mil empresas, viu aumentar suas dificuldades e desafios para manter-se bem-sucedida econômica e socialmente e seguir ostentando o título de Pérola das Colônias conquistado no início de seu desenvolvimento graças ao seu DNA empreendedor. Essa gradativa perda de competitividade, a dificuldade em atrair investimentos de porte e o plano de repensar o município em longo prazo foi o tema da palestra do empresário Astor Schmitt na reunião-almoço do dia 1º de agosto (segunda-feira), da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

Entre os principais desafios apontados pelo empresário estão a preocupante longevidade das empresas – ele citou cerca de 20 grandes organizações, de diferentes setores, que encerraram suas atividades nos últimos 30 anos -, a alta taxa de mortalidade dos novos empreendimentos e o fato de empresas tradicionais estarem expandindo para outras regiões, estados e até no exterior. “O sucesso do passado e do presente não constitui passaporte para o futuro”.

Para Schmitt, a solução está em desenvolver um processo de competitividade com sustentabilidade, evitando que o município repita o que chamou de exemplos de “passivismo” como o da Metade Sul do estado e de Detroit, nos Estados Unidos, que após longo período de apogeu econômico enfrentaram a decadência de suas atividades tradicionais. “Com atitude pró-ativa, boa noção das nossas forças e fraquezas, com articulação ampla e participativa, planejando e definindo ações concretas em resposta aos desafios e monitoramento permanentemente, Caxias seguirá bem-sucedida”, acredita Astor Schmitt. Para ele, esse plano deve conjugar a qualificação da educação com visão inovadora, ambiente macroeconômico e institucional de expansão, menos burocrático e mais amigável aos negócios, e maior eficiência do estado nos três níveis, de modo que se consiga induzir o desenvolvimento.

A proposta que mais atende a essa expectativa, de acordo com o palestrante, é o Planejamento Estratégico que está projetando Caxias do Sul para 2040, quando o município completa 150 anos. Segundo Schmitt, trata-se de uma iniciativa comunitária, com importante participação da CIC, que visa dar respostas aos desafios e dificuldades enfrentadas atualmente. “Queremos andar na direção de uma Caxias que possa em algum momento ser também a Pérola Gaúcha”, comentou Schmitt, que por quase 40 anos atuou como diretor e conselheiro nas Empresas Randon e hoje preside a AMJD Administração e Participações e coordena a Diretoria de Economia, Finanças e Estatística da CIC. Ele ainda revelou que uma comitiva formada por representantes da CIC e sindicatos patronais viaja a Maringá (PR) na próxima quinta-feira (4) para conhecer a experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), criado em meados da década de 90, quando lideranças empresariais do município perceberam que a economia do município perdia seu dinamismo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira