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03/08/2016 - 09:39

PPG atinge receita de US$ 428 milhões no 2T16, alta de 4% ante o período de 2015

Vendas líquidas de US$4,1 bilhões com ganhos por ação diluída reportados de US$1,37 no segundo trimestre. Ganhos ajustados diluídos por ação de US$1,85 no segundo trimestre, com alta de 11% ano sobre ano apesar da conversão cambial desfavorável. Pelo décimo quarto trimestre consecutivo, ganhos ajustados diluídos por ação têm crescimento de dois dígitos percentuais. Vendas nas moedas locais aumentaram mais de 1% no segundo trimestre ante o mesmo período do ano anterior, impulsionadas pelo crescimento no volume de venda na Europa e Ásia e as vendas relacionadas à aquisição. Anunciada a venda do negócio europeu de fibra de vidro e a aquisição da MetoKote Corporation. Fundos e investimentos de curto prazo totalizaram US$1,7 bilhão no fechamento do trimestre e se beneficiaram de uma melhora de 180 pontos-base na relação percentual entre o capital de giro e as vendas, na comparação com o ano anterior.

Pittsburgh — A PPG (NYSE:PPG) reportou no dia 2 de agosto (terça-feira), que suas vendas líquidas no segundo trimestre de 2016 foram de US$ 4,1 bilhões, o que representa queda de 1% em relação ao ano anterior. As vendas líquidas nas moedas locais cresceram mais de 1% ano sobre ano, e as vendas relacionadas a aquisições contribuíram com mais de 1%. Na comparação com o mesmo período no ano anterior, não houve variação nos volumes das vendas e nos preços de venda. A conversão cambial desfavorável afetou as vendas líquidas em mais de 2%, ou cerca de US$95 milhões.

O resultado líquido reportado do segundo trimestre de 2016 foi de US$ 370 milhões, ou US$ 1,67 por ação diluída. O resultado líquido ajustado do segundo trimestre de 2016 foi de US$ 498 milhões, ou US$ 1,85 por ação diluída. O resultado líquido ajustado exclui encargos após impostos líquidos, totalizando US$ 128 milhões, ou 48 centavos de dólar por ação diluída, incluindo: impostos relativo ao financiamento do acordo referente ao uso de amianto de US$ 128 milhões, ou 48 centavos de dólar por ação diluída ; baixa parcial de ativos de US$ 8 milhões, ou três centavos de dólar por ação diluída; custos relacionados a transações de US$ 5 milhões, ou dois centavos de dólar por ação diluída; e um ganho sobre a venda da participação minoritária da companhia na Pittsburgh Glass Works de US$ 13 milhões, ou cinco centavos de dólar por ação diluída. A alíquota de imposto efetiva no segundo trimestre foi de 44,1%, e a alíquota de imposto efetiva ajustada foi de 25%.

O resultado líquido reportado do segundo trimestre de 2015 e os ganhos por ação diluída foram de US$ 337 milhões e US$ 1,23, respectivamente. O resultado líquido ajustado foi de US$ 458 milhões, ou US$ 1,67 por ação diluída, incluindo encargos após impostos referentes à reestruturação do negócio de US$ 106 milhões, ou 39 centavos de dólar por ação diluída, e custos relacionados a transações de US$ 15 milhões, ou cinco centavos de dólar por ação diluída. A alíquota de imposto efetiva no segundo trimestre de 2015 foi de 24,3%, e a alíquota de imposto efetiva ajustada foi de 24,5%.

"Durante o trimestre, continuamos entregando resultados financeiros fortes e executando nossas iniciativas estratégicas", diz Michael H. McGarry, presidente e CEO da PPG. "Tivemos um crescimento de 11% nos ganhos ajustados por ação, assinalando 14 trimestres consecutivos de crescimento de dois dígitos percentuais. Essa performance consistente por um período tão longo é atribuível a vários fatores, incluindo nosso sucesso na comercialização de produtos novos e inovadores, a gestão arrojada de nossos negócios e estrutura de custos e a mobilização de fundos voltada ao aumento dos lucros," diz McGarry.

"Os volumes das vendas no trimestre foram consistentes com os do ano anterior, refletindo os índices de crescimento modestos das grandes economias. Os volumes vendidos no segmento de Revestimentos Industriais aumentaram impulsionados pelo crescimento acima do mercado dos revestimentos industriais e de embalagem. Os volumes do segmento de Revestimentos de Performance caíram e a menor venda global de revestimentos arquitetônicos foi parcialmente contrabalançada pelos ganhos na área de acabamentos automotivos e pela retomada do crescimento de nosso negócio aeroespacial. No total, as vendas em moedas locais registraram crescimento ano sobre ano na grande maioria de nossos negócios e, em vários deles, crescemos mais do que a demanda do mercado final," complementou McGarry.

"Geograficamente, o volume na Europa continuou crescendo mais do que o produto interno bruto regional e, na maioria dos mercados finais, os resultados ficaram acima dos registrados no mesmo período do ano passado. As vendas na Ásia foram aceleradas pelo crescimento na China e na Índia, que reforçaram os dois segmentos de revestimento. Nos Estados Unidos e Canadá, as vendas líquidas caíram em relação aos níveis do ano anterior devido, principalmente, à redução nos volumes de revestimentos arquitetônicos. Os volumes melhoraram na América Latina por conta do forte crescimento dos revestimentos arquitetônicos no México e da expansão para a América Central", diz McGarry.

"Além disso, continuamos executando nossos objetivos estratégicos durante o trimestre, entre os quais, a venda anunciada de nosso negócio de fibra de vidro na Europa, a finalização da venda de nossa participação minoritária na Pittsburgh Glass Works, e a aquisição da MetoKote, líder em serviços de revestimento. Ainda durante o trimestre, financiamos integralmente nossa parte no Pittsburgh Corning Asbestos Settlement Trust, fundo para pagamento do acordo da ação referente ao uso de amianto, e a anualização de boa parte de nossas obrigações previdenciárias, duas ações significativas para mitigar o risco e reduzir a volatilidade de futuros ganhos", comenta McGarry.

"Para o futuro, prevemos uma aceleração no crescimento dos volumes no terceiro trimestre, quando várias de nossas recentes iniciativas de crescimento começam a dar frutos. Preservaremos a disciplina referente à nossa estrutura de custos, incluindo o foco contínuo na efetivação dos benefícios almejados da reestruturação já anunciada", diz McGarry.

"Por fim, prevemos uma aceleração nos investimentos no segundo semestre e a expectativa é que o total de fundos mobilizados em 2015 e 2016 fique próximo do teto previsto para os investimentos já anunciados e que visam o crescimento dos lucros", conclui McGarry.

A PPG reiterou seu compromisso de investir entre US$ 2 bilhões e 2,5 bilhões, no total, em aquisições e recompra de ações nos anos de 2015 e 2016. A companhia já despendeu US$ 1,6 bilhão até a data, incluída aqui a aquisição da MetoKote Corporation, encerrada em 1 de julho.

Durante o trimestre, a companhia utilizou mais de US$ 800 milhões para financiar integralmente sua parte no Pittsburgh Corning Asbestos Settlement Trust. Não foram finalizadas recompras de ações durante o trimestre, dada a obrigação de financiamento do fundo do acordo e a decisão da companhia de aproveitar o desconto de 5,5% ao ano para o pagamento antecipado, no trimestre, de todas as exigências futuras referentes ao financiamento do fundo. A companhia dispõe de um saldo de cerca de US$ 770 milhões em sua atual autorização de recompra de ações. A PPG reportou hoje que seus fundos e investimentos de curto prazo totalizaram aproximadamente US$ 1,7 bilhão no final do segundo trimestre de 2016, ante cerca de US$ 1,2 bilhão no mesmo período no ano anterior.

Resultados financeiros reportáveis do segundo trimestre de 2016 por segmento No segundo trimestre, as vendas líquidas do segmento de Revestimentos de Performance totalizaram US$ 2,34 bilhões, queda de US$ 72 milhões ou, 3%, em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas em moedas locais caíram menos de 1% ano sobre ano. As vendas relacionadas a aquisições, que ficaram na faixa dos US$ 25 milhões, e a melhora nos preços de venda foram contrabalançadas pela queda de cerca de 2% nos volumes de vendas. A conversão cambial desfavorável afetou as vendas líquidas em mais de 2%, ou cerca de US$ 60 milhões.

Em termos percentuais, as vendas em moeda local de revestimentos para acabamento automotivo continuaram apresentando crescimento na faixa intermediária de um dígito, refletindo a performance da PPG, que vem crescendo mais rápido do que o mercado, e a maior demanda da indústria. Os volumes das vendas do segmento aeroespacial voltaram a ter crescimento na faixa inferior de um dígito, na comparação ano sobre ano. A queda nos volumes das vendas de revestimentos de proteção e marítimos se deve principalmente ao maior enfraquecimento do mercado final de novas construções marítimas. Os volumes das vendas de revestimentos arquitetônicos caíram ligeiramente na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) após três trimestres consecutivos de melhora devido, principalmente, ao impacto dos climas desfavoráveis e das enchentes que atingiram a Europa Ocidental. Percentualmente, as vendas de revestimentos arquitetônicos caíram na faixa intermediária de um dígito nas Américas e na Ásia Pacífico, incluídas aqui as quedas de mais de 20% na China e no Brasil. Os volumes de revestimentos arquitetônicos também caíram nos EUA e Canadá por conta da contínua contração do canal de distribuidores independentes e dos menores volumes agregados dos varejistas nacionais, que apresentaram queda em relação aos sólidos resultados do ano anterior, além das iniciativas adotadas pelos clientes este ano para reduzir permanentemente seus níveis de estoque. Comparados aos números do ano anterior, houve uma modesta alta nos volumes de vendas nas lojas da empresa nos EUA e no Canadá. As vendas em moeda local de revestimentos arquitetônicos no México cresceram mais do que o dobro da taxa de crescimento do PIB mexicano devido à maior penetração no mercado e ao crescimento robusto no número de lojas. O forte crescimento no volume de revestimentos arquitetônicos na América Central foi resultado do esforço contínuo da companhia para estabelecer sua presença na região.

A receita do segmento no segundo trimestre foi de US$ 428 milhões, alta de US$ 17 milhões, ou 4%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os fatores que contribuíram para esse aumento estão o forte e contínuo gerenciamento de custos, além dos benefícios adicionais da reestruturação do negócio e de receitas relacionadas a aquisições. Esses resultados foram parcialmente contrabalançados pela queda nos volumes de vendas. A conversão cambial teve um impacto negativo de cerca de US$ 10 milhões na receita do segmento.

As vendas líquidas do segmento de Revestimentos Industriais no segundo trimestre totalizaram US$ 1,44 bilhão, alta de US$ 33 milhões, ou mais de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas em moedas locais subiram mais de 4% por conta do crescimento de cerca de 3% nos volumes de vendas, e das vendas relacionadas a aquisições de aproximadamente US$ 40 milhões, ou cerca de 3%. O câmbio desfavorável afetou as vendas líquidas em mais de 2%, ou cerca de US$ 30 milhões.

Os volumes de vendas de revestimentos a OEM automotivos (fabricantes de equipamentos originais) tiveram um crescimento na faixa inferior de um dígito, em linha com as taxas de crescimento da produção da indústria automotiva global, que têm se mantido modestas. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, os volumes de vendas de revestimentos industriais e revestimentos e materiais especiais tiveram um crescimento sólido na faixa intermediária-inferior de um dígito, superando a produção industrial global, especialmente na Europa e na Ásia. Os revestimentos para embalagens continuaram apresentando crescimento acima dos níveis da indústria. Percentualmente, os volumes das vendas cresceram na faixa mais alta de um dígito, tendo como impulso principal as conversões de clientes relacionadas a novas tecnologias.

A receita do segmento no segundo trimestre foi de US$ 292 milhões, alta de US$32 milhões, ou cerca de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa melhora se deve à maior alavancagem de receita decorrente de volumes maiores de vendas, à redução nos custos totais - incluídos aqui as eficiências de custo obtidas na fabricação de produtos e os benefícios adicionais da reestruturação - e à receita relacionada a aquisições. A conversão cambial teve um impacto negativo de cerca de US$ 5 milhões na receita do segmento.

No segundo trimestre, as vendas líquidas do segmento de vidro totalizaram US$ 282 milhões, alta de US$ 3 milhões, ou cerca de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento nas vendas se deve principalmente aos maiores preços de venda, parcialmente contrabalançados pelo impacto da conversão cambial desfavorável. Na comparação ano sobre ano, não houve variação nos volumes das vendas agregadas do segmento.

As vendas de vidro plano caíram modestamente, principalmente no início do trimestre, devido ao impacto de uma unidade que voltou a produzir em abril, após uma interrupção planejada na produção no primeiro trimestre. A demanda da indústria de vidro plano permaneceu sólida. As vendas de fibra de vidro cresceram ligeiramente, com modesta variação por região.

A receita do segmento foi de US$ 43 milhões, alta de US$ 6 milhões em relação ao ano anterior devido, principalmente, aos benefícios do aumento nas vendas líquidas e melhorias na estrutura de custo, parcialmente contrabalançadas pelas despesas de US$ 3 milhões com o reparo da unidade de produção de vidro plano, pelas despesas relacionadas a startups e pela redução nos ganhos com participações acionárias em joint ventures asiáticas.

No segundo trimestre, a PPG anunciou a venda de seu negócio europeu de fibra de vidro, com receita anual de aproximadamente US$150 milhões. A transação deve ser finalizada no segundo semestre de 2016.

PPG: nós protegemos e embelezamos o Mundot.

Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais que os nossos clientes têm confiado por mais de 130 anos. Por meio da dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 70 países e registramos vendas líquidas de US$ 15,3 bilhões em 2015. Atendemos clientes em construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. | www.ppg.com | www.ppgbrasil.com.br.

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