Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/08/2016 - 09:23

Combatendo o colesterol com fisioterapia aquática

O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é celebrado em 8 de agosto. A data foi instituída há 13 anos com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre o alto índice de pessoas com taxa de colesterol elevado no país. De acordo com pesquisa recente realizada pelo IBGE, em 2012, 40% da população brasileira apresenta taxa de colesterol acima do limite desejável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é o LDL (colesterol ruim) abaixo de 100 miligramas por mililitro de sangue.

Outro índice preocupante é o nível do colesterol entre os jovens. Segundo o Estudo dos Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, quase metade deles está com níveis baixos do chamado colesterol bom, o HDL. Já um em cada cinco jovens tem colesterol total alto.

Diante desta realidade preocupante, a melhor e mais indicada forma de combate a este mal é a mudança de hábito; seja alimentar ou do estilo de vida. Ter uma alimentação balanceada aliada à prática de exercícios físicos pode ajudar e muito no controle da doença. Mas, em casos extremos, os fatores genéticos e a idade podem agravar o quadro.

Levando em consideração que a maior parte da população responde bem ao tratamento com uso de medicamentos, a prática de exercícios físicos e a boa alimentação podem reverter este quadro. Com o auxilio da hidroterapia, o paciente poderá usufruir de uma atividade física sem impactos, num ambiente extremamente agradável, que o ajudará na manutenção do exercício regular no longo prazo.

Segundo cálculos da OMS, mais de 17 milhões de pessoas no mundo morrem em decorrência de acidentes cardiovasculares, sendo que o mais comum é o entupimento das artérias que ocasiona infartos e derrames. Por isso, médicos e profissionais da área de saúde são unânimes e muitas vezes repetitivos quando dizem que é muito importante fazer exames preventivos, manter uma dieta balanceada e praticar atividade física regularmente.

A hidroterapia — ou fisioterapia aquática -— pode ser uma forte aliada como tratamento de pacientes com altos índices de colesterol. O aumento do metabolismo provocado pelos exercícios faz com que o corpo utilize a gordura disponível no sangue para a produção de energia. Além disso, o ambiente aquático possibilita a realização de exercícios sem impacto; portanto pessoas com excesso de peso ou com desgaste articular conseguem desenvolver altos níveis de esforço cardiovascular sem prejuízos ortopédicos.

Esse exercício controlado e supervisionado do músculo cardíaco induz o desenvolvimento de um coração que bate mais forte e com menor esforço, o que previne grandemente o aparecimento de doenças cardiovasculares e colabora para a redução da hipertensão e dos níveis de colesterol. Entretanto, devemos ressaltar que pessoas hipertensas não devem realizar atividade física na água sem supervisão de um fisioterapeuta especialista em hidroterapia. Alguns exercícios aumentam excessivamente o trabalho cardíaco e consequentemente a pressão sanguínea e podem ocasionar acidentes hemorrágicos graves!

Procure sempre seu fisioterapeuta de confiança, oriente-se sobre os exercícios corretos e reduza seu colesterol com segurança!

. Por: Rogério Celso Ferreira, Fisioterapeuta, professor universitário, sócio e diretor clínico da Fisior Hidroterapia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira