Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2016 - 07:36

Capgemini lança solução para transformação digital do setor industrial, Digital Manufacturing

Tecnologia combinará melhor experiência para os clientes e operações inteligentes para tirar proveito das oportunidades trazidas pela era digital e adoção do Industry 4.0.

A Capgemini, um dos líderes globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia o lançamento de seus Serviços de Manufatura Digital. A solução tem como base o conhecimento especializado do Grupo no setor industrial para ajudar na redução no tempo de fabricação e nos ganhos de produtividade, por meio da construção de fábricas e produtos conectados, possibilitando a adoção de novos modelos de negócio para a era digital. Os serviços serão entregues pelo Centro de Excelência em Manufatura Digital, localizado em Bombaim, e por mais três centros localizados na América do Norte, França e Alemanha. Os Serviços de Manufatura Digital da Capgemini combinam suas fortes competências nas áreas de consultoria, tecnologia e engenharia para ajudar os clientes no desenvolvimento de sua estratégia digital, planejamento da transformação e implementação.

Da concepção dos produtos e ativos até a produção, as tecnologias digitais estão transformando o setor industrial. As novas expectativas dos clientes, como customização em massa e oferta de produto como serviço, acentuam ainda mais a necessidade de adotar a digitalização em toda a cadeia de valor da produção. Produtos conectados, ativos e operações inteligentes possibilitam a redução do tempo de lançamento no mercado, ganhos de produtividade, menores custos, novas fontes de receita e novos modelos de negócio. No entanto, a transformação digital requer uma nova maneira de pensar, novas competências e maneiras de trabalhar, à medida que cresce a convergência da Internet das Coisas, operações e tecnologia da informação.

"Muitos fabricantes veem as tecnologias digitais impactando o chão de fábrica ou alternativamente o cliente, nunca ambos simultaneamente. Somente com a digitalização e conexão, tanto de clientes como de operações inteligentes, os fabricantes conseguirão realmente tirar proveito da otimização e capacidade de disrupção das tecnologias digitais para promover crescimento", comenta o líder global de manufatura digital do Grupo Capgemini, Jean-Pierre Petit. "A Capgemini é a única provedora do mercado capaz de conectar o mundo físico e o digital. Além desta capacidade, a utilização de insights dos clientes como parte essencial de nossas iniciativas de transformação digital já teve seu valor comprovado no mundo inteiro, por clientes do setor industrial que buscam transformar seus negócios para a era digital".

Os Serviços de Manufatura Digital da Capgemini ajudam as empresas na obtenção de uma maior maturidade digital no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes, gestão do ciclo de vida de produtos e ativos, segurança cibernética industrial, gestão de operações onsite e remotas, IoT e Big Data, além de simulações complexas de sistemas. Com essa solução, a Capgemini ajuda os diversos segmentos do setor industrial, como aeroespacial e defesa, automotivo, químico, produtos de consumo, energia, serviços públicos, alta tecnologia, produtos industriais e ciências da vida, a adotarem a transformação digital. Alguns exemplos:

Faurecia -—a Capgemini está trabalhando em uma iniciativa de transformação digital na Faurecia, importante fabricante de peças automotivas. Isso inclui a análise de todas as oportunidades trazidas pelas novas soluções digitais, principalmente em operações, cadeia de suprimentos, gestão do ciclo de vida dos produtos, práticas colaborativas e gestão do relacionamento com os clientes. Uma fase de exploração identificou os principais motores tecnológicos do desempenho; 40 provas de conceito foram testadas em três meses para direcionar o desenvolvimento de um programa de transformação digital de grande escala com duração de três anos, que abrange desde o uso de inteligência industrial no chão de fábrica até a integração da IoT nos armazéns.

Valeo — a Capgemini trabalha com a Valeo desde 2015 para desenvolver uma solução de mobilidade conectada para frotas comerciais e locadoras de automóveis. A nova solução utiliza a tecnologia de chave virtual InBlue, da Valeo, com a chave digitalizada do automóvel, que pode ser compartilhada via smartphone. A solução oferece um processo totalmente digitalizado: reserva, pagamento, geolocalização do veículo, comunicação de atraso na devolução e de acidentes, além de avaliação do serviço.

A Siemens Building Technologies está trabalhando com a Capgemini para desenvolver sua plataforma de serviços baseados na nuvem e na Internet das Coisas, o Navigator, para automação de edifícios e imóveis. Agora, a empresa oferece outras funções analíticas para serviços digitais voltados a clientes do setor imobiliário, para utilizar os dados gerados pelos prédios na manutenção preditiva e preventiva, sustentabilidade e gestão de energia.

A transformação digital tornou-se essencial para os fabricantes —O potencial transformador das tecnologias digitais e a necessidade dos fabricantes em adotar a transformação digital rapidamente foram comprovados por um estudo recente da Capgemini Consulting sobre a adoção da análise de dados operacionais pelas empresas do setor. Mais de 70% dos respondentes agora priorizam mais as iniciativas voltadas à analise de dados operacionais do que os processos centrados nos clientes. No entanto, somente 18% já integraram suas iniciativas analíticas em suas operações e alcançaram seus objetivos.

Os Serviços de Manufatura Digital da Capgemini cobrem a criação e gestão segura de: produtos inteligentes conectados: que possibilitam às empresas adotar o desenvolvimento, gestão de mudanças e colaboração totalmente digitalizados, baseados em um único modelo tridimensional de produtos e fábricas. A Capgemini facilita a simulação de sistemas complexos, evitando, dessa maneira, a necessidade de protótipos físicos e testes, além de ajudar a desenvolver o uso de produtos com base na inovação para possibilitar o crescimento.

Fábricas inteligentes conectadas: gerenciadas, monitoradas e operadas digitalmente em tempo real. A Capgemini ajuda as empresas a se transformarem para melhorar o desempenho empresarial com tecnologias digitais, que possibilitam soluções integradas e em tempo real; reduzem o período entre a concepção da fábrica e a plena produção; e encurtam o tempo de lançamento de produtos. Com plataformas como serviço, a Capgemini ajuda a aumentar a eficiência e a integridade dos ativos, simulando os fluxos e processos produtivos. A eficiência também é realçada com a aplicação de manutenção preventiva e preditiva, além da garantia de qualidade dos produtos. A Capgemini também ajuda as empresas a capacitarem e gerirem os operadores em um ambiente seguro, de acordo com os regulamentos industriais, para uma integração digital realmente completa, ao mesmo tempo em que protege os ativos e a produção com serviços de segurança cibernética industrial.

Novos modelos de negócio: possibilitam e apoiam a transformação e a evolução de fabricantes globais para provedores digitais, ao mesmo tempo atendendo às dinâmicas expectativas dos clientes com a adaptação de modelos como customização em massa, produto como serviço e suprindo as necessidades dos clientes. A Capgemini auxilia as empresas na adoção de plataformas e serviços de manufatura digital para obter uma vantagem competitiva sustentável a partir de seus investimentos em capacidade digital. |www.capgemini.com/digital-manufacturing.com.

A Capgemini —Com mais de 180 mil profissionais em mais de 40 países, a Capgemini é um líder global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização. Em 2015, o Grupo reportou uma receita global de 11,9 bilhões de euros. Em conjunto com seus clientes, a Capgemini cria e entrega soluções de negócios, de tecnologia e digitais que atendem às suas necessidades, permitindo que conquistem inovação e competitividade. Como uma empresa essencialmente multicultural, a Capgemini desenvolveu seu modo próprio de trabalhar, o Collaborative Business ExperienceTM, com base no Rightshore®, seu modelo de entrega mundial. | www.br.capgemini.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira