Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2016 - 08:30

Cadeia produtiva regional: uma alternativa para Brasil e Argentina

Há algum tempo que Brasil e Argentina enfrentam sérias crises econômicas e, mesmo fazendo parte de um bloco de integração econômica regional –—Mercosul —, não utilizam esse instrumento para ampliar as suas relações comerciais internacionais.

O comércio internacional, sem dúvida, é um mecanismo importante que os países dispõem para solucionar seus problemas econômicos. Tanto Brasil como Argentina têm utilizado essa alternativa com muita intensidade no agronegócio e nas commodities, obtendo significativos resultados que impediram o crescimento de suas dificuldades.

Utilizar a estratégia da cadeia produtiva regional é uma opção muito interessante, mas com viabilização muito lenta e, talvez, neste momento, inviável. Tal impossibilidade se fundamenta nos desajustes internos que os dois países apresentam e que os impedem de atender os fundamentos de uma cadeia produtiva.

Para que essa estratégia se viabilizasse seria necessário que os Governos brasileiro e argentino realizassem uma série de ações nos campos político, econômico e social que, na atualidade, seriam impraticáveis.

. Por: Francisco Américo Cassano, Doutor em Ciências Sociais — concentração em Relações Internacionais, Professor Ajunto e Pesquisador dos temas Internacionalização de Empresas e Relações e Negócios Internacionais na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira