Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2016 - 08:30

Microfranquias

O franchising é uma ótima alternativa para quem quer investir em um negócio próprio, por ser um modelo mais seguro que permite ao investidor iniciar um negócio com todo o suporte necessário fornecido pela franqueadora, reduzindo o risco.

No momento atual, em que vemos as taxas de desemprego aumentarem consideravelmente somos questionados constantemente sobre os riscos em investir o valor da rescisão no franchising. Como as rescisões nem sempre incorrem em valores vultuosos, as franquias com investimentos baixos ganham mais atratividade.

Vemos algumas microfranquias prometerem lucro acima de 50% por não considerar alguns custos como aluguel, estrutura física, energia e demais custos fixos diretamente atrelados ao negócio. Mas ainda não existe milagre, é necessário o pagamento de royalties, da taxa de franquia, da manutenção de sistemas ou compra de produtos.

Porém antes de embarcar no negócio, como primeiro passo, o empreendedor deve certificar-se que seu investimento é compatível com o solicitado pela franqueadora e com a sua capacidade de sustentá-lo até que a empresa atinja o ponto de equilibro, o que significa, ter capital de giro para alguns meses de operação. Se esse capital existente for suficiente apenas para iniciar a operação, o risco é consideravelmente maior, pois é bastante comum que o negócio demore alguns meses para começar a ter resultados.

Nesse ponto, vale ressaltar que começar um negócio endividado é a pior alternativa, pois além de uma pressão adicional, corre-se o risco de perder o investimento e ter a tomada de bens pelo sistema financeiro. Por isso, primeiro esteja com a vida financeira saudável, depois pense em investir num negócio pois ele também vai precisar de um capital adicional.

Uma operação de microfranquia não elimina a necessidade do investidor montar um plano detalhado, com estimativa das despesas e investimento para entender o tempo que o negócio vai levar até atingir a maturidade. É fundamental que o empresário esteja preparado para operar e faça valer o planejamento realizado na prática. Além disso, o empresário tem que ter consciência de que o sucesso da unidade depende exclusivamente dele. Isso porque, ele acaba sendo seu próprio chefe, o que exige, maior dedicação. Quem espera trabalhar menos com a abertura de uma franquia, acaba se frustrando facilmente.

Outro ponto importante é a escolha de uma franquia que tenha relação com o que o potencial franqueado goste de fazer. É isso que vai garantir sua dedicação e engajamento com o negócio e com a marca que ele escolheu defender no mercado.

. Por: Claudia Bittencourt, Diretora-geral e sócia-fundadora do Grupo Bittencourt.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira