Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2016 - 07:49

Kube Arquitetura faz projeto para o Centro de Visitantes Paineiras


Escritório é responsável pela área gourmet, loja de souvenir do parque, bilheteria e banheiros, uma área em quase 2 mil m².

A Kube Arquitetura é o escritório responsável pelo projeto de reformulação de toda a área gourmet (três restaurantes, incluindo a cozinha central), e da criação da loja de souvenir do parque, bilheteria e banheiros, em uma área construída de quase 2 mil m² do recém-inaugurado Centro de Visitantes Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. O espaço, fechado há 30 anos, foi reestruturado pelo consórcio Paineiras-Corcovado.

A área gourmet, anexa ao prédio principal, tem dois andares. No alpendre, fica o Bar das Paineiras e o fast food saudável Naturê, com 390m² e capacidade para 156 lugares. O subsolo abriga um restaurante com 260 lugares com serviço de buffet a preço fixo com 240 m² de área interna e 240m² em um deck na área externa que projeta 8,5 m por cima da mata. Nesse andar, também está sendo construído um lounge com 85m². Ambos os espaços têm vista panorâmica para a Lagoa, a Zona Sul e o Morro Dois Irmãos, e promete ser uma atração à parte.

O projeto da Kube Arquitetura vai manter ao máximo os elementos originais do espaço. “A ideia foi integrar o ambiente à natureza sem descaracterizar o estilo arquitetônico do prédio, construído em 1880”, diz a arquiteta Juliana Neves, responsável pelo projeto.

No alpendre, onde fica o Bar das Paineiras e o Naturê, estão sendo mantidas as colunas em ferro que sustentavam o antigo telhado e o piso de cerâmica. Já no restaurante localizado no subsolo com 4m de pé de direito e que era o restaurante original do Hotel das Paineiras, está sendo mantido o piso o e o revestimento original das paredes, incluindo a última fileira de azulejos desenhada com guirlandas azuis claras. A parte danificada da alvenaria vai ser descascada para que os tijolos fiquem aparente. “Procuramos manter esses elementos originais pelo seu valor histórico e porque já se mostraram resistentes ao tempo, pois a área ficou fechada por 30 anos” completa a arquiteta.

O teto do restaurante tem a laje e instalações aparentes pintadas de preto, assim como as portas em ferro que dão acesso à área externa, que têm design antigo, mas serão pintadas na cor preta para um toque moderno. “Nosso projeto mantém revestimentos antigos originais, pois são uma forma de preservar a história do lugar, mas não estamos reproduzindo como era originalmente. O restaurante ganhou um ar contemporâneo”, complementa a arquiteta.

As luminárias do bar em cobre, também desenhadas pela Kube Arquitetura, se destacam no fundo do restaurante, onde fica o bar. Na outra ponta do restaurante, uma antiga lareira desativada faz parte da decoração. Para a iluminação das mesas laterais vão ser usadas luminárias garimpadas, uma diferente da outra, que saem de trás do sofá através de tubos de cobre: tudo isso para não danificar os azulejos existentes. No teto, iluminação tipo led com spots em trilho. Estruturas de madeira saindo das colunas laterais e subindo pelo teto fazem menção às árvores da Floresta da Tijuca conectando o exterior ao interior.

A loja, bilheteria e dois dos banheiros ficam no prédio principal do Centro de Visitantes das Paineiras e ocupam 600 m². A madeira do piso original foi reaproveitada e cerca de 40% foi recolocada em outros pontos. O desenho das galhadas do teto, painéis e outros espaços da loja, assim como o desenho dos expositores também são da Kube Arquitetura, que projetou estantes moduladas para que a configuração da loja possa ser mudada conforte a necessidade de exposição dos produtos. As árvores do restaurante também se repetem na área infantil, criando uma unidade entre os projetos.

Tudo isso dentro da Parque Nacional da Tijuca, no antigo Hotel Paineiras, um edifício desativado da cidade que finalmente passa a ter estrutura para receber os visitantes de dentro de fora do Rio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira