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13/08/2016 - 07:49

Resultado Estrutural do Banco do Brasil cresce 14,9%

O Resultado Estrutural do BB totalizou R$ 10,7 bilhões no 2T16. O crescimento foi de 14,9% frente ao 2T15 e reflete a evolução positiva dos principais itens de resultado. A Margem Financeira Bruta cresceu 17,5% na comparação com o 2T15, totalizando R$ 14,6 bilhões, enquanto as Rendas de Tarifas cresceram 12,8% no mesmo período. As Despesas Administrativas cresceram apenas 2,7% frente ao 2T15, muito abaixo da inflação do período.

Lucro líquido alcança R$ 2,5 bilhões no 2T16 — No 2T16, o Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 2.465 milhões e RSPL de 10,7% a.a. O Lucro Ajustado foi de R$ 1,8 bilhão, 40% maior em relação ao trimestre imediatamente anterior. O Lucro Líquido por ação do BB foi de R$ 0,88 no 2T16. Já a remuneração aos acionistas atingiu R$ 764,5 milhões no trimestre e R$ 1,4 bilhão no semestre.

Crédito ao Agronegócio renova marca recorde e alcança R$ 184,5 bilhões —A Carteira de Crédito ao Agronegócio, na visão ampliada, apresentou crescimento de 9,6% em 12 meses. Destaque para a linha do Pronaf, que totalizou R$ 40,5 bilhões, com crescimento de 7,5% frente ao 2T15 e Programa ABC, que totalizou R$ 9,5 bilhões e crescimento de 6,0% no mesmo período. Na Safra 2015/16, o BB desembolsou R$ 82,4 bilhões em operações de crédito rural, crescimento de 12,4% em relação ao mesmo período da safra 2014/15. O Banco mantém-se como o principal agente financeiro do agronegócio no país, com 62,0% de participação nos financiamentos destinados ao setor.

Crédito às pessoas mantém foco em linhas de menor risco — A Carteira PF encerrou o 2T16 com saldo de R$ 187,5 bilhões, crescimento de 1,2% no trimestre e de 6,4% frente a jun/15. As linhas de menor risco (Crédito Consignado, CDC Salário, Financiamento de Veículos e Financiamento Imobiliário) continuam expressivas, alcançando 75,8% do total da carteira orgânica. No trimestre, destaque para a concentração de 57,9% das operações em CDC Consignado e Financiamento Imobiliário.

Financiamento digital para aquisição de veículos cresce 87%— O financiamento digital para aquisição de veículo alcançou R$ 72,3 milhões em desembolso ao final de jun/16. No trimestre, o volume concedido pelo canal cresceu 57% em relação ao trimestre anterior. A ferramenta, exclusiva do BB, recebeu em junho o prêmio e-finance 2016 na categoria Aplicativo Crédito Mobile, promovido pela Editora Executivos Financeiros.

Banco do Brasil —É o maior no mercado de Crédito Consignado, com 22,6% de participação —A carteira de crédito consignado orgânica do Banco do Brasil apresentou, ao final do 2T16, saldo de R$ 64,2 bilhões. O volume de crédito está concentrado nos segmentos servidor público e INSS, que oferecem menor risco de crédito. Destacamos o aprimoramento de processos operacionais de contratação, que conferem aos clientes maior conveniência no acesso ao crédito e diferenciam o BB neste mercado.

Empréstimo com veículo em garantia cresce 21% —O empréstimo com veículo em garantia, crédito veículo próprio, apresentou saldo de R$ 427 milhões no 2T16, crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destinada a clientes que possuem automóveis sem alienação fiduciária, é alternativa às linhas de crédito com taxas mais elevadas.

Crédito imobiliário supera R$ 51 bilhões —O crédito imobiliário atingiu saldo de R$ 51,6 bilhões no 2T16, crescimento de 17,0% em relação ao mesmo período de 2015. O financiamento às empresas cresceu 5,7% em um ano, atingindo saldo de R$ 11,9 bilhões. Já o financiamento às pessoas físicas evoluiu 20,94% no mesmo período, alcançando saldo de R$ 39,7 bilhões. Este desempenho permitiu ao Banco elevar sua participação de mercado para 8,6% em 12 meses, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Banco Central (abr/16).

Banco do Brasil mantém liderança no comércio exterior —O Banco do Brasil manteve-se líder nos mercados de câmbio de exportação e de importação no primeiro semestre de 2016, com 23,4% e 16,8% de participação, respectivamente. Grande parte das contratações foi realizada pela internet (69,4% das operações de câmbio de exportação e 40,7% de importação). No financiamento ao comércio exterior, as operações de Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio (ACC) e sobre Cambiais Entregues (ACE) apresentaram participação de 25,3% do mercado ao final de Jun/16. No Programa de Financiamento às Exportações (Proex), modalidade Financiamento, os desembolsos atingiram US$ 110,8 milhões, crescimento de 36,9% na comparação com o segundo trimestre de 2015.

Faturamento com Cartão cresce 10,9% no primeiro semestre de 2016 - O volume financeiro movimentado com cartões de crédito e débito alcançou R$ 132,1 bilhões no 1º semestre de 2016, crescimento de 10,9% sobre o mesmo período do ano anterior. Destaque para o crescimento de 22,6% das transações efetuadas com cartões de débito, cujo desempenho inclui os desembolsos para o agronegócio por meio do cartão.

Despesas administrativas crescem apenas 2,7% em 12 meses —O BB apresentou crescimento das despesas administrativas de 2,7% em relação ao 2T15, muito abaixo dos indicadores de inflação para o período. O Índice de Eficiência, que expressa relação entre as despesas administrativas sobre receitas operacionais, atingiu 39,7% no 2T16, mantendo a melhora contínua do índice.

Banco do Brasil consolida liderança no Segmento de Alta Renda —O Banco do Brasil ultrapassou, em Maio/16, a marca de 1 milhão de clientes Estilo, alcançando 1,1 milhão em Jun/16, estabelecendo-se na liderança em número de clientes desse segmento—– denominado "Premium" no mercado bancário. Até o fim de 2016, o Banco pretende atingir a marca de 1,3 milhão de clientes recebendo o modelo de atendimento e relacionamento Estilo.

Novos modelos agregam valor ao Relacionamento Digital —A liderança no segmento "Premium" foi possível a partir da criação do Banco do Brasil Estilo Digital. Mais de 500 mil clientes Estilo estão no modelo digital de relacionamento. Esse formato de atendimento tem por objetivo oferecer facilidade de acesso ao gerente, via ferramentas baseadas em tecnologias móveis, horário de atendimento ampliado, especialistas em produtos, assessoria financeira e, principalmente, conveniência das soluções digitais.

Com o BB Estilo Digital, observamos melhora de cerca de 16% no nível de satisfação dos clientes, 35% na eficiência de encarteiramento (o modelo digital permite o atendimento gerenciado de mais clientes sem impacto no custo de atendê-los), e elevação entre 20% e 40% no volume de negócios, proporcionada pela capacidade de atendimento gerenciado a um maior número de clientes, criando novas oportunidades de negócios.

BB avança no modelo de Escritórios de Negócios - O sucesso alcançado com o modelo digital para público alta renda estimulou o BB a expandir o atendimento digital para outros grupos. Para o segmento Exclusivo, a instituição abriu seis escritórios, prestando atendimento a mais de 52 mil clientes. A previsão é chegar a 32 unidades até dezembro e alcançar 650 mil pessoas físicas atendidas. Micro e Pequenas Empresas (MPE) também contam com escritórios de negócios que prestam atendimento digital ao segmento. No momento, são 16 mil empresas beneficiadas. No fim do ano serão mais de 100 mil em outros 32 escritórios. Encerramos o segundo semestre de 2016 com 12 unidades.

BB DTVM e BB Seguridade reforçam lideranças —O BB mantém a liderança da indústria de fundos de investimentos através da BB Gestão de Recursos (BB DTVM), com 22,2% de participação de mercado e patrimônio líquido de R$ 668,1 bilhões, ao final de jun/16. A BB DTVM manteve a liderança nos segmentos Investidores Institucionais, Poder Público e Varejo; o segundo lugar em Varejo Alta Renda e RPPS, e a terceira colocação em Middle Market.

A BB Seguridade apresentou lucro líquido ajustado de R$ 1.086 milhões no 2T16, 9,3% maior em relação ao mesmo período de 2015, e se manteve na liderança em diversos segmentos de atuação, como Previdência, Seguro Rural e Capitalização.

BB é líder no Ranking Anbima de Renda Fixa Curto Prazo local - O volume de ofertas das operações de renda fixa curto prazo, realizadas este ano, no total de R$ 1.057 milhões, contribuiu decisivamente para o BB - Banco de Investimentos (BB-BI) se manter na 1ª posição do Ranking Anbima de Renda Fixa Curto Prazo. No Ranking Consolidado – Originação, o BB-BI alcançou a 2ª posição, com 13,2% de participação de mercado. Foram 13 emissões de títulos de renda fixa, entre debêntures e notas promissórias, representando um volume total de R$ 3 bilhões.

BB é destaque no Mercado de Capitais Internacional —No segundo trimestre, houve reabertura do mercado de capitais internacional para o Brasil e cinco empresas emitiram um total de US$ 9,6 bilhões, das quais quatro contrataram o BB para atuar como lead-manager, emitindo US$ 9,1 bilhões. Tal desempenho nos colocou na segunda posição no Ranking Anbima de Emissões Externas.

No que se refere a empresas estrangeiras, o BB atuou como co-manager em quatro transações, totalizando US$ 4,75 bilhões. Em junho, atuamos ainda no assessoramento a duas operações de recompra de títulos (Tender Offer), com volume negociado próximo a US$ 6,6 bilhões.

Banco do Brasil atinge R$ 4,5 bilhões alocados no tesouro direto —O BB encerrou 2T16 com R$ 4,5 bilhões em volume financeiro alocado no Tesouro Direto, alcançando dois mil novos clientes e totalizado 42 mil clientes investidores. Em relação ao volume, o período foi marcado pelo aumento de 11% em relação ao trimestre anterior e 30% em relação a Dez/15. De forma adicional, vale destacar que o BB permanece sendo a Instituição Financeira líder em volume do produto.

Renda Variável e M&A (Fusões e Aquisições) —O BB-BI atuou como Coordenador na principal oferta secundária que, em meio ao cenário adverso do mercado de renda variável, promoveu a colocação do volume total de R$ 2,6 bilhões em Ações, por meio de distribuição pública primária, com esforços restritos, em conformidade com a Instrução CVM 476, alcançando a primeira posição no Ranking Anbima de Renda Variável sem Partes Relacionadas - Valor, com a participação de R$ 347 milhões e ocupou a 1ª colocação no Ranking Anbima de Renda Variável - Número de Operações (jun/16).

BB atinge a marca de 1 milhão de operações de FIES —Em abril, o Banco do Brasil atingiu a marca de 1 milhão de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), marca relevante que reafirma o compromisso do BB com a universalização do acesso ao ensino superior no país. Em pouco mais de cinco anos o Banco do Brasil, por meio do FIES, contribuiu para o acesso desses jovens ao sistema bancário oferecendo, além do financiamento do ensino superior em condições singulares, noções de educação financeira e a conveniência digital de contar com os canais de autoatendimento do BB.

Com Livelo, BB ampliará Programa de Relacionamento Ponto pra Você - Com o lançamento da Livelo, o programa de relacionamento Ponto pra Você, do Banco do Brasil, ampliará as opções de resgate de recompensas aos seus clientes. Além de manter as atuais parcerias, os clientes do Banco do Brasil também poderão experimentar os novos benefícios oferecidos pela Livelo. A adesão será oferecida de forma automática e todo acompanhamento e movimentação dos pontos poderão ser feitos pelos atuais canais do Banco do Brasil como internet, mobile e terminais de autoatendimento. A Livelo nasce como uma das maiores do segmento no País e com a proposta de mudar a forma como o brasileiro se relaciona com programas de fidelidade.

Iniciada a aceitação internacional do cartão Elo —Elo e a Discover Financial Services anunciaram o início do processo de aceitação internacional dos cartões emitidos na bandeira Elo, em Chicago (EUA). O evento foi marcado pela realização da 1ª transação feita no exterior, seguido de coletiva de imprensa. Com a chegada da internacionalização, além da aceitação em mais de 2 milhões de estabelecimentos comerciais no Brasil, a previsão é que os portadores Ourocard Elo Nanquim, Grafite e Elo Mais possam fazer compras em mais de 35 milhões de estabelecimentos físicos, localizados em 185 países, além de saques em dinheiro em uma rede de aproximadamente 1,7 milhão de caixas eletrônicos. Também está prevista a aceitação em lojas internacionais que atuam no e-commerce.

BB vai ampliar uso do BB Code no internet banking para seis milhões de clientes —O Banco do Brasil iniciou, no último mês de maio, estratégia para a oferta massificada da tecnologia conhecida como BB Code, para a autenticação de transações via internet. A ferramenta utiliza a tecnologia QR-Code e criptografia para garantir transações 100% seguras. A meta do BB é levar a solução para novos seis milhões de usuários. A adesão à ferramenta, que pode ser baixada em smartphones, é rápida e inteiramente gratuita. Numa etapa inicial, o BB Code será oferecido para 2,4 milhões de clientes do Banco, usuários frequentes do autoatendimento na internet e pelo mobile.

BB é listado entre os três empregadores mais atrativos no país —O Banco do Brasil foi listado entre os três empregadores mais atrativos do País, na opinião de estudantes de Administração e Negócios. O levantamento é focado no potencial das empresas de atraírem profissionais em início de carreira. O ranking é elaborado globalmente por consultoria sueca e em parceria com a Revista Exame, a partir de pesquisa realizada junto a alunos de cursos superiores das 12 maiores economias do mundo. No Brasil, em 2016, participaram da pesquisa 70.319 estudantes, sendo 14.240 alunos de escolas de administração e negócios. Foram classificadas 100 empresas, o BB ficou em terceiro lugar no ranking.

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