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18/08/2016 - 07:38

Do Brasil para o mundo: Sapeka lingerie inaugura novas lojas na europa e na África

Movimento de internacionalização integra plano estratégico da marca brasileira que almeja crescimento de 15% nas vendas para 2016.

A crise econômica do Brasil acelera cada vez mais o latente e pulsante processo de internacionalização das empresas. Mesmo para as companhias com boas projeções para os resultados locais, o momento é propício para impulsionar projetos de expansão global, como é o caso da Sapeka Lingerie. Após consolidar-se no mercado nacional como a maior marca de confecção de moda íntima sensual do Brasil, a empresa dá continuidade em seu processo de expansão no exterior, iniciado em Angola, Moçambique e Suíça, inaugurando dois novos centros de distribuição na África, em Zâmbia, e na Europa, em Portugal. De acordo com o diretor comercial da Sapeka Lingerie, Wesley Loureiro, a busca intensa desses países por produtos e serviços brasileiros, foi um dos fatores que levaram a empresa a decidir pela abertura desses novos centros de distribuição.

“Atualmente, Portugal representa 25% de nossas exportações para o mercado europeu e está localizado em uma região estratégica da Europa com fácil acesso para distribuição em diversos países. Já trabalhávamos com uma parceira local e surgiu essa oportunidade de inaugurarmos uma loja em um ponto estratégico na cidade de Setubal, área litorânea próximo à Lisboa, ideal para apresentarmos uma nova coleção de lingeries e uma moda praia para o verão europeu”. Já em relação a Zâmbia o executivo afirma que as exportações para a África, que representam um volume médio anual de 18 mil peças , eram recorrentes por conta das duas lojas no continente, mas que mesmo assim, o mercado zambiano não era muito explorado. “Essa é uma aposta que estamos fazendo baseado em um estudo realizado pelo nosso parceiro no país. A demanda por esse tipo de produto era muito carente”, completa Loureiro.

As novas centrais de distribuição possuem 80 metros quadrados e, inicialmente, contarão com três funcionários cada. Para gerir e colocar em prática toda a operação, a empresa contará com Cátia dos Santos, gestora do CD na Suíça, e de Momade Muniz, que já é responsável pela unidade em Moçambique. “Estamos investindo cerca de 350 mil reais e com essa expansão nossa perspectiva de crescimento é de 15% ao ano com o total das exportações, já que teremos a possibilidade de atender com mais agilidade outros países da Europa. Desta forma, prevemos obter o retorno desse investimento em, no máximo, 1 ano. Esperamos ainda uma alta de 30% nas vendas no mercado português em relação ao ano anterior e um crescimento gradativo de, no mínimo, 15% anual para o mercado europeu. Já no continente africano prevemos uma alta de 10% em 2016 e, com previsão de crescimento similar nos anos seguintes” finaliza o diretor comercial.

No caso do centro de distribuição em Portugal o objetivo da Sapeka é abastecer todo o país, e também países próximos como Espanha, França, Itália e Reino Unido. Já com a loja no território zambiano o foco será exclusivo no local.

Os novos centros de distribuição serão inaugurados em agosto e contarão com peças da coleção 2016. “Nesse primeiro momento, iremos trabalhar com o mesmo catálogo de produtos vendidos aqui no Brasil. Entretanto, estamos atentos às especificações e demandas de cada região e, por isso, queremos com o passar do tempo oferecer um trabalho mais personalizado, com a criação de peças exclusivas, seguindo as preferências em relação a estampas, cores e design, como já fazemos com nosso catálogo no Brasil”, destaca Loureiro.

Quanto aos próximos projetos, o diretor comercial da Sapeka Lingerie explica que a marca pretende expandir sua participação na Europa com a inauguração de mais um centro de distribuição, além de iniciar a entrada no mercado asiático. “Atualmente, na Suíça, que é responsável por aproximadamente 40% de nosso faturamento para o mercado europeu, temos um CD responsável por atender somente nossa loja virtual local, no entanto, para os próximos meses prevemos a abertura de uma loja física no país. Além disso, já estamos em negociações avançadas para iniciarmos as operações no Reino Unido e no Japão totalizando sete centros de distribuição da empresa no exterior”, finaliza Loureiro.

A Sapeka — Com sede em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, grande polo de moda íntima, a empresa iniciou suas atividades em 1999 e possui um Centro de Distribuição localizado estrategicamente na cidade de Piracicaba, região de grande desenvolvimento e progresso econômico no interior do estado de São Paulo. Hoje, além de ter forte presença em revendedores atacadistas e multimarcas, a Sapeka Lingerie também possui a loja virtual e, atualmente, é uma das empresas mais competitivas no setor de moda intima sensual do país. Além disso, vem conquistando destaque no mercado interno e externo, através de sua expansão nas relações com países da Europa, África, Américas do Sul e do Norte. | www.sapeka.com.br.

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